Revisão de 15h01min de 26 de junho de 2017 por Anonimo (Discussão | contribs) (Conitec)

Aos usuários do ceos, esclarecemos que foram revisados, atualizados e reescritos diversos medicamentos desde abril de 2016, dentre eles citamos os padronizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, pertencentes a Rename e os não padronizados, que foram incluídos de acordo com a necessidade. A data da atualização consta no final da página de cada medicamento, nutrição e procedimento. Portanto, salientamos que onde constam datas anteriores a abril de 2016, ainda não foram atualizadas.

Núcleo de Apoio Técnico – NAT/SC

Índice

Medicamentos

Conitec

Alertas

1. Novo alerta de Monitoramento do horizonte tecnológico (MHT) - Medicamento Ivacaftor

Já está disponível o 4º Alerta de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE), que aborda o medicamento Ivacaftor (Kalydeco®) para o tratamento da Fibrose Cística. Fonte: Conitec Acesso em: 13/06/2017

2. SCTIE atualiza os PCDT para Espasticidade, Distonia e Espasmos Hemifacial

O Secretário de Atenção à Saúde (SAS) e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/MS) aprovaram, de forma conjunta, a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Distonias e Espasmo Hemifacial e do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Espasticidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de maio (terça-feira), seção 01, portarias conjuntas nº 01 e 02. A cada dois anos, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) passam por uma revisão de seu conteúdo, constituindo-se um processo dinâmico e de atualização contínua, garantindo ao paciente um tratamento seguro, com cuidados assistenciais e condutas diagnósticas e terapêuticas definidas a partir de critérios técnicos e científicos de eficácia e efetividade. Fonte: Conitec Acesso em: 05/06/2017

3. Ministério da Saúde publica protocolo para utilização da PrEP

Passa a valer, a partir de 29/05, o prazo para incorporação do medicamento de prevenção do HIV no Sistema Único de Saúde (SUS), a chamada a Profilaxia Pré-Exposição. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da PrEP foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União e consolida as orientações à rede de saúde para a utilização do medicamento nas populações indicadas. A partir desta publicação, a incorporação deverá ser feita em 180 dias. Fonte:Ministério da Saúde Acesso em: 29/05/2017

4. SCTIE republica portaria sobre mudança no tratamento da Hepatite C

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS) republicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 18/05/2017, a Portaria SCTIE nº 18, de 24 de abril de 2017, que tornou pública a decisão do Ministério da Saúde de ampliar o tempo de tratamento com sofosbuvir e daclatasvir nos casos de hepatite C - genótipo 3 com cirrose hepática no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A republicação visa esclarecer o prazo considerado no Decreto 7.646/2011 de 180 dias para que as áreas técnicas efetivem a oferta da tecnologia no SUS, a partir da data de publicação da incorporação no DOU.

Dessa forma, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hepatite C encontra-se em atualização para garantir que, no prazo previsto, a ampliação do tempo de tratamento nos casos de hepatite C - genótipo 3 com cirrose hepática seja introduzida para os usuários que atendam esses requisitos e busquem atendimento no SUS.

Cabe salientar ainda que, a Diretoria de Assistência Farmacêutica emitiu a Nota técnica 03/2017 DIAF/SUV/SES/SC com esclarecimentos sobre a decisão de ampliar o tempo de tratamento nos casos de Hepatite C Genótipo 3 com cirrose. Para visualizar a Nota técnica acesse aqui.

Informações

Programas

Links Úteis

Residual

Colaboradores de atualização - gestão NAT/SC

Contribuíram para atualização do banco de dados CEOS (por meio de reuniões técnicas e envio de notas informativas sob responsabilidade de cada diretoria a respeito de seus respectivos programas):

- Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF)

- Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE)

- Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (VISA)


Responsáveis pelo conteúdo técnico anterior a março/2016: Comissão Multidisciplinar de Apoio Judicial - COMAJ


Agradecimentos: Gerência de Tecnologia e Informação e Governança Eletrônica (GETIN)