Videoartroscopia
A artroscopia é um procedimento cirúrgico que possibilita uma clara visão do interior da articulação, auxiliando no diagnóstico e tratamento das patologias articulares.
Durante a artroscopia, o cirurgião insere uma pequena câmera (artroscópio) na articulação a ser abordada. As imagens são transmitidas a uma tela para que o ortopedista possa guiar os instrumentos cirúrgicos.
American Academy of Orthopaedic Surgeons. Hip Arthroscopy (on line).
Índice
[ocultar]Padronização no SUS
Conforme a tabela SIGTAP/SUS, o código 04.08.06.071-9 - VIDEOARTROSCOPIA, contempla "PROCEDIMENTO DE ARTROCENTESE POR TROCATERES, FIBRA ÓPTICA E FONTE LUMINOSA, HAVENDO, AINDA, A INFUSÃO CONTÍNUA DE SORO, PARA FINS DIAGNÓSTICOS E/OU TERAPÊUTICOS."
E seguem os procedimentos compatíveis com a via videoartroscópica segundo a tabela SIGTAP/SUS:
- Ombro
AIH (Proc. Principal):0408010142 - REPARO DE ROTURA DO MANGUITO ROTADOR (INCLUI PROCEDIMENTOS DESCOMPRESSIVOS)
AIH (Proc. Principal):0408010215 - TRATAMENTO CIRÚRGICO DE LUXAÇÃO RECIDIVANTE / HABITUAL DE ARTICULAÇÃO ESCAPULO-UMERAL
AIH (Proc. Principal):0408010231 - TRATAMENTO CIRÚRGICO DA SÍNDROME DO IMPACTO SUB-ACROMIAL
- Membros inferiores (joelho, tornozelo)
AIH (Proc. Principal):0408050160 - RECONSTRUÇÃOLIGAMENTAR INTRA-ARTICULAR DO JOELHO (CRUZADO ANTERIOR)
AIH (Proc. Principal):0408050179 - RECONSTRUÇÃO LIGAMENTAR INTRA-ARTICULAR DO JOELHO (CRUZADO POSTERIOR COM OU SEM ANTERIOR)
AIH (Proc. Principal):0408050420 - TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS DESINSERCOES DAS ESPINHAS INTERCONDILARES / EPICONDILARES
AIH (Proc. Principal):0408050551 - TRATAMENTO CIRÚRGICO DE FRATURA DO PLANALTO TIBIAL
AIH (Proc. Principal):0408050667 - TRATAMENTO CIRÚRGICO DE LESÃO AGUDA CAPSULO-LIGAMENTAR MEMBRO INFERIOR (JOELHO / TORNOZELO)
AIH (Proc. Principal):0408050888 - TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ROTURA DE MENISCO COM SUTURA MENISCAL UNI / BICOMPATIMENTAL
AIH (Proc. Principal):0408050896 - TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ROTURA DO MENISCO COM MENISCECTOMIA PARCIAL / TOTAL
AIH (Proc. Principal):0408050926 - TRATAMENTO DAS LESÕES OSTEO-CONDRAIS POR FIXAÇÃO OU MOSAICOPLASTIA JOELHO/TORNOZELO
- Demais articulações
AIH (Proc. Principal):0408060123 - EXPLORAÇÃO ARTICULAR C/ OU S/ SINOVECTOMIA DE MÉDIAS / GRANDES ARTICULAÇÕES
Apesar de padronizado pelo SUS em relação aos custos hospitalares e honorários médicos, os materiais especiais (OPM) necessários para a realização do procedimento por via videoartroscópica não possuem codificação na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS, o que impossibilita a sua aquisição administrativa. Assim, a realização desta modalidade cirúrgica pelos hospitais públicos estaduais depende da disponibilidade dos OPM em cada instituição.
Videoartroscopia do Quadril
O tratamento é padronizado pelo SUS e compatível com o procedimento Exploração articular c/ ou s/ sinovectomia de médias/grandes articulações (código descrito acima).
As falhas na prática da artroscopia do quadril não se devem à técnica, mas às indicações inadequadas. Não se deve indicar o procedimento para o manejo da coxartrose e deve ser reservado ao quadril jovem, em casos de pinçamento femoroacetabular, com o objetivo de prevenir a artrose, segundo José María Altisench, presidente da Asociación Española de Artroscopia.[1]
Alternativas Terapêuticas
Como alternativa à videoartroscopia, de modo geral, pode ser realizada a cirurgia aberta (convencional), pelo SUS.
No caso do quadril, por exemplo, a cirurgia aberta (Artroplastia de quadril) atinge resultados semelhantes aos da artroscopia, conforme literatura internacional[2].
Urgência/Emergência?
Geralmente é indicada no tratamento de doenças com caráter progressivo de evolução, e que não oferecem riscos imediatos a vida, ainda que possam causar desconforto, dor e limitação funcional, o que denota não haver situação de urgência/emergência na realização da cirurgia.
Referências
- Ir para cima ↑ PATRICIA MORÉN. BARCELONA. La artroscopia de cadera no está indicada en coxartrosis. Diario Médico, Madrid May 09 2008.
- Ir para cima ↑ BediA, ChenN, RobertsonW, KellyB T. The management of labral tears and femoroacetabular impingement of the hip in the young, active patient. Arthroscopy 2008;24(10):1135-1145