Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Ablação térmica por radiofrequência

Nenhuma alteração no tamanho, 29 julho
Terapias Locorregionais
As técnicas de ablação são usadas para destruir tumores pequenos (até 4 cm), sem removê-los com cirurgia ou para diminuir seu tamanho possibilitando a cirurgia.
A modalidade ablativa mais frequentemente utilizada para neoplasias hepáticas irressecáveis é a '''ablação por radiofrequência (RFA, do inglês radiofrequency ablation)'''. A RFA usa calor para destruir as células cancerígenas no fígado, por meio da colocação de um ou mais eletrodos no tumor. Os eletrodos são''' usados para aquecer o tumor com o objetivo de destrui-lo. A RFA pode ser aplicada através da pele ou durante a cirurgia.
A '''ablação por radiofrequência já é utilizada no SUS para tratamento do carcinoma hepático primário localizado, em estágios I e II.'''
A ablação por micro-ondas (MWA, do inglês microwave ablation) refere-se ao uso de métodos eletromagnéticos que geram temperaturas intratumorais consistentemente mais altas, volumes maiores de ablação de tumor, tempos de ablação mais rápidos, capacidade de usar vários aplicadores, perfil de convecção aprimorado, aquecimento ideal de massas císticas e menos dor durante o procedimento. A MWA não depende da condução passiva de calor e, portanto, é frequentemente preferido em relação ao RFA para metástase hepática perivascular.
Editor
494
edições

Menu de navegação