Os melanomas são frequentemente assintomáticos. Os sintomas não são uma apresentação inicial comum em melanomas pequenos, mas podem estar presentes em lesões maiores e em melanomas que afetam a mácula. Os principais sintomas são diminuição da acuidade visual, defeitos de campo visual (escotomas), metamorfopsia, fotopsia e moscas volantes. Os sintomas menos comuns são dor e olhos vermelhos.
Melanoma do corpo ciliar Os '''melanomas do corpo ciliar ''' apresentam-se relativamente mais tarde e são maiores. Um vaso sentinela (vaso episcleral tortuoso e dilatado que recobre o tumor) é mais comum em tumores do corpo ciliar. Em casos avançados, pode haver glaucoma secundário devido ao deslocamento do diafragma cristalino-íris e fechamento do ângulo secundário. A presença de sintomas é mais comumente encontrada em melanomas do que em nevos de coróide. Os '''melanomas da íris''' são frequentemente assintomáticos e detectados na avaliação ocular de rotina. Podem ser de cor marrom ou acastanhada (tapioca). Eles podem estar associados à corectopia e/ou ectrópio da íris.
Os melanomas da íris são frequentemente assintomáticos e detectados na avaliação ocular de rotina. Podem ser de cor marrom ou acastanhada (tapioca). Eles podem estar associados à corectopia e/ou ectrópio da íris.
Os '''melanomas uveais posteriores''' geralmente se apresentam como uma lesão elevada, em forma de cúpula, de cor cinza-marrom, da coróide, com margens irregulares e não nitidamente demarcadas. Menos comumente, um melanoma será amelanótico. Quando o melanoma rompe a membrana de Brüch adquire uma configuração clássica em forma de cogumelo; isso ocorre cerca de 20% das vezes.
Várias características clínicas devem ser procuradas durante a avaliação de uma lesão suspeita:
Cor: Neoplasia acinzentada a acastanhada localizada na coróide com vasos retinianos sobrejacentes. No entanto, também existem tumores amelanóticos de aspecto amarelado.
Espessura: os melanomas de coróide tendem a ser lesões com mais de 2 mm de espessura. Em contraste, os nevos coroidais – o principal distúrbio no diagnóstico diferencial – têm maior probabilidade de se apresentarem como massas planas ou ligeiramente elevadas.
Líquido sub-retiniano: A presença de um descolamento exsudativo da retina neurossensorial ou do epitélio pigmentar da retina (EPR) é comum.
Pigmento laranja: O acúmulo de lipofuscina no EPR que recobre os melanomas da coróide é um achado frequente.
Vaso sentinela: Um vaso episcleral tortuoso e dilatado é visível sobre um melanoma.
Glaucoma secundário: O glaucoma secundário de ângulo fechado pode se desenvolver devido ao deslocamento anterior do diafragma da lente da íris pela massa.
O tamanho dos melanomas de coroide é uma das características clínicas mais importantes. O tamanho é utilizado para classificar esses tumores, de acordo com uma modificação dos critérios do Collaborative Ocular Melanoma Study (COMS).
Os '''melanomas do corpo ciliar''' costumam ser relativamente grandes quando presentes. Eles têm as mesmas características do melanoma de coróide, mas mais frequentemente apresentam um vaso sentinela (vaso episcleral tortuoso dilatado que recobre o tumor). Além disso, esses tumores têm maior probabilidade de apresentar deslocamento anterior do diafragma cristalino-íris e glaucoma secundário de ângulo fechado.
Os '''melanomas da íris''' são frequentemente assintomáticos e detectados na avaliação ocular de rotina. Podem ser de cor marrom ou acastanhada (tapioca). Eles podem estar associados a corectopia, ectrópio da íris e catarata . O risco de um nevo da íris se transformar em melanoma da íris em um centro de referência terciário foi de 11% em 20 anos (Shields 2013). Fatores de risco para transformação criam o mnemônico ABCDEF:
Idade </= 40 na apresentação
Sangue - hifema espontâneo*
Hora do relógio - inferior 4h00-9h00*
Difuso envolvendo toda a íris*
Ectrópio úvea
Bordas emplumadas
*A taxa de risco para cada uma destas características que prevê a transformação maligna é substancialmente mais elevada do que as outras três características.
No entanto, de acordo com Jakobiec, mesmo os nevos da íris podem ter algumas das características acima.
==Procedimentos de diagnóstico==