== Diagnóstico ==
As Conforme o [https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/2018/manual_tecnico_hiv_27_11_2018_web.pdf Manual Técnico para o diagnóstico da infecção pelo HIV em adultos e crianças], as estratégias de testagem para o HIV têm o como objetivo de melhorar aprimorar a qualidade e a rapidez do diagnóstico da , especialmente em casos de infecção recente pelo HIV e. Para isso, ao mesmo temposão utilizados diferentes métodos, de fornecer uma base racional paraassegurar que o diagnóstico seja seguro e concluído rapidamente.podem ser agrupados em três categorias principais:
Os *'''Imunoensaio:''' '''a) Primeira geração:''' Utiliza um formato indireto para detectar anticorpos IgG específicos; '''b) Segunda geração:''' Também em formato indireto, emprega antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos derivados do HIV; '''c) Terceira geração:''' Adota o formato “sanduíche”, permitindo a detecção simultânea de anticorpos IgM e IgG; '''d) Quarta geração:''' Combina a detecção de anticorpos (no formato “sanduíche”) com a identificação do antígeno p24, abrangendo todas as classes de imunoglobulinas.*'''Testes Rápidos:''' São imunoensaios simples que fornecem resultados em até 30 minutos. Geralmente realizados presencialmente em ambientes não laboratoriais, utilizam amostras de sangue total obtidas por punção digital ou fluido oral.*'''Testes Complementares:''' Incluem métodos como western blot, imunoblot, imunoensaios em linha e imunofluorescência indireta, além dos testes mais comumente utilizados moleculares. Esses métodos auxiliam na confirmação do diagnóstico, principalmente em infecções agudas, quando pode haver reatividade no diagnóstico da infecção pelo HIV são:teste de quarta geração associada à ausência de anticorpos circulantes.
'''Imunoensaio''': - Primeira geração: formato indireto, ou seja, a presença de anticorpos específicos é detectada por um conjugado constituído por Essas abordagens integradas permitem um anticorpo anti-IgG humana; - Segunda geração: formato indireto, porém utiliza antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos derivados de proteínas do HIV; - Terceira geração: o formato “sanduíche” (ou imunométrico). A característica desse ensaio é utilizar antígenos recombinantes ou peptídeos sintéticos tanto na fase sólida quanto sob a forma de conjugado. Esse formato permite a detecção simultânea de anticorpos anti-HIV IgM diagnóstico mais seguro e IgG; - Quarta geração: detecta simultaneamente o antígeno p24 e anticorpos específicos anti-célere da infecção pelo HIV. O componente de detecção de anticorpo tem , contribuindo para o formato de “sanduíche”; portanto, detecta todas as classes de imunoglobulinas contra proteínas recombinantes ou peptídeos sintéticos derivados das glicoproteínas gp41 manejo e gp120/160controle da doença. '''Testes rápidos''': são imunoensaios simples, com resultados em até 30 minutos, realizados preferencialmente de forma presencial (teste realizado na presença do indivíduo ou presencial) em ambiente não laboratorial com amostra de sangue total obtida por punção digital ou amostra de fluido oral. '''Testes complementares''': utilizam diferentes formatos e princípios. Estão incluídos nessa categoria: western blot (WB), imunoblot (IB) ou imunoensaios em linha (LIA), incluindo o imunoblot rápido (IBR) e imunofluorescência indireta (IFI). Mais recentemente, os testes moleculares (TM) também foram incluídos como testes complementares, uma vez que auxiliam no esclarecimento dos resultados da infeção aguda pelo HIV, como nos casos de reatividade no teste de 4ª geração por detecção do antígeno (p24) e ausência de anticorpos circulantes.
== Notificação ==