==Principais informações==
A associação das substâncias ativas combinadas [[Ipratrópio, brometo|ipratrópio]] + [[fenoterol]] age dilatando os brônquios (canais que conduzem o ar). Elas atuam de forma diferente na musculatura das vias respiratórias, fazendo com que se relaxem, sendo indicadas para o tratamento e prevenção de asma e bronquite crônica<ref> [http://www.boehringer.com.br/arquivos/bibrnet_bula_duovent_n_-_paciente.pdf Bula do medicamento]</ref>.
[[Ipratrópio, brometo|Brometo de Ipratrópio]] é indicado como broncodilatador no tratamento de manutenção do broncoespasmo (falta de ar repentina) associado à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica (inflamação dos canais do aparelho respiratório), enfisema (doença pulmonar crônica que ataca indivíduos que fumam por muito tempo) e asma. O efeito broncodilatador obtido após a inalação do brometo de ipratrópio é basicamente local e específico para o pulmão, não sendo de natureza sistêmica <ref> [http://www.boehringer.com.br/arquivos/atroventae.pdf Bula do Medicamento Ipratrópio] </ref>.
[[Fenoterol]] é um medicamento broncodilatador indicado no tratamento sintomático de crises agudas de asma, profilaxia da asma induzida por exercício, tratamento sintomático da asma brônquica e de outras enfermidades com constrição reversível das vias aéreas, por exemplo, bronquite obstrutiva crônica <ref> http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25427-1-0].PDF Bula do Medicamento Fenoterol</ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==