Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Ipratrópio, brometo + fenoterol

4 531 bytes adicionados, 13h04min de 1 de junho de 2015
Criou página com '==Classe terapêutica== Broncodilatador ==Nomes comerciais== Duovent N ==Principais informações== A associação das substâncias ativas combinadas [[Ipratrópio, brom...'
==Classe terapêutica==

Broncodilatador

==Nomes comerciais==

Duovent N

==Principais informações==

A associação das substâncias ativas combinadas [[Ipratrópio, brometo|ipratrópio]] + [[fenoterol]] age dilatando os brônquios (canais que conduzem o ar). Elas atuam de forma diferente na musculatura das vias respiratórias, fazendo com que se relaxem, sendo indicadas para o tratamento e prevenção de asma e bronquite crônica<ref> http://www.boehringer.com.br/arquivos/bibrnet_bula_duovent_n_-_paciente.pdf Bula do medicamento</ref>.

[[Ipratrópio, brometo|Brometo de Ipratrópio]] é indicado como broncodilatador no tratamento de manutenção do broncoespasmo (falta de ar repentina) associado à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica (inflamação dos canais do aparelho respiratório), enfisema (doença pulmonar crônica que ataca indivíduos que fumam por muito tempo) e asma. O efeito broncodilatador obtido após a inalação do brometo de ipratrópio é basicamente local e específico para o pulmão, não sendo de natureza sistêmica <ref> [http://www.boehringer.com.br/arquivos/atroventae.pdf Bula do Medicamento Ipratrópio] </ref>.

[[Fenoterol]] é um medicamento broncodilatador indicado no tratamento sintomático de crises agudas de asma, profilaxia da asma induzida por exercício, tratamento sintomático da asma brônquica e de outras enfermidades com constrição reversível das vias aéreas, por exemplo, bronquite obstrutiva crônica <ref> http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25427-1-0].PDF Bula do Medicamento Fenoterol</ref>.


==Informações sobre o medicamento/alternativas==

A associação [[Ipratrópio, brometo|Brometo de Ipratrópio]] + [[Fenoterol]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, tem preferencialmente selecionado medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.

No entanto, como alternativa o SUS disponibiliza os fármacos [[ipratrópio, brometo|ipratrópio]] e [[Fenoterol]] de forma isolada.

O [[ipratrópio, brometo|ipratrópio]] 0,02mg/dose (aerossol oral) e 0,25mg/mL (solução inalante) é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ressalta-se que a disponibilização deste é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012].

[[Fenoterol]] está disponível, na apresentação aerossol 100mcg, através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, para tratamento de pacientes com Asma (CID10 J45, J45.1 e J45.8), segundo critérios estabelecidos no [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_asma.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Asma].

Este medicamento também é fornecido para o tratamento de pacientes com DPOC (CID 10 J44.0, J44.1 e J44.8), conforme [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_dpoc_retificado_2013.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)].

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Componente, a qual o município onde reside está vinculado.


==Referências==
<references>
Leitor
3 420
edições

Menu de navegação