Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Adesivos transdérmicos de nicotina

188 bytes adicionados, 19h47min de 26 de fevereiro de 2015
Informações sobre o medicamento/alternativas
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
Os adesivos transdérmicos de nicotina, nas concentrações de 21, 14 e 7 mg, estão padronizados pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O financiamento, a aquisição e distribuição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde.
As diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) são regulamentados pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0571_05_04_2013.html Portaria nº 571, de 5 de abril de 2013].
Os medicamentos serão adquiridos pelo Governo Federal e, quando prescritos pelos profissionais da atenção básica, serão disponibilizados na própria Unidade Básica de Saúde (postos de saúde) ou conforme organização da assistência farmacêutica local, devendo ser de fácil acesso ao usuário.
O tratamento do tabagismo abrange muito além do uso do medicamento, mas deve ser realizado utilizando-se de uma abordagem cognitivo-comportamental juntamente com o uso do medicamento (quando indicado). O Programa é coordenado nacionalmente pelo INCA ( Instituto Nacional do Câncer). Ao ser cadastrado no programa, o paciente passa a receber orientação de uma equipe multirprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e farmacêutico), treinada para a abordagem no tratamento, materiais de apoio, reuniões de grupos e atendimento individualizado. Além disso, terá à sua disposição os medicamentos ofertados pelo Programa (adesivos transdérmicos de nicotina, gomas de mascar de nicotina além de medicamentos à base de bupropiona).
Leitor
3 420
edições

Menu de navegação