==Informações sobre o medicamento/alternativas==
Os adesivos transdérmicos de nicotina, nas concentrações de 21, 14 e 7 mg, estão padronizados pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, o qual é regulado pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2004/prt1035_31_05_2004.html Portaria GM nº 1.035 de 31 de maio de 2004], regulamentada pela [http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/PT-442.htm Portaria SAS/MS/ nº 442 de 13 de agosto de 2004]. De acordo com esta Portaria, o O financiamento, a aquisição e distribuição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde.
Nessas portarias encontra-seAs diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) são regulamentados pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0571_05_04_2013.html Portaria nº 571, de 5 de abril de 2013].
- a listagem de procedimentos financiados pelo Piso da Atenção Básica (PAB) referentes ao tratamento do tabagismo;
- o plano de implantação da abordagem e tratamento do tabagismo na rede do SUS (Anexo I da Portaria SAS/MS n° 442/2004) e, - o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da dependência à nicotina (Anexo II da Portaria SAS/MS n° 442/2004). De acordo com as portarias citadas acima, o O tratamento do tabagismo abrange muito além do uso do medicamento, mas deve ser realizado utilizando-se de uma abordagem cognitivo-comportamental juntamente com o uso do medicamento (quando indicado). O Programa é coordenado nacionalmente pelo INCA ( Instituto Nacional do Câncer). Ao ser cadastrado no programa, o paciente passa a receber orientação de uma equipe multirprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e farmacêutico), treinada para a abordagem no tratamento, materiais de apoio, reuniões de grupos e atendimento individualizado. Além disso, terá à sua disposição os medicamentos ofertados pelo Programa (adesivos transdérmicos de nicotina, gomas de mascar de nicotina além de medicamentos à base de bupropiona).
A própria bula do medicamento Niquitin® recomenda a inserção do fumante num programa, quando descreve na sua indicação: “Para o alívio do desejo de fumar, inclusive do desejo matinal intenso e outros sintomas de abstinência tais como irritabilidade, frustração, raiva, ansiedade, agitação, insônia e dificuldade de concentração associados à interrupção do tabagismo. Por se tratar de um auxiliar no abandono ao fumo, NiQuitin® deve ser utilizado como parte de um programa de interrupção do tabagismo.”