Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

572 bytes adicionados, 12 setembro
sem sumário de edição
A tomografia O exame de Tomografia de coerência óptica Coerência Óptica ou “Optical Coherence Tomography” (OCT) é um exame uma tecnologia computadorizada de imagem, capaz de ver detalhadamente (em três dimensões) a retina e o nervo óptico. Também possibilita a obtenção de cortes ópticos seccionais da estrutura da retina.<br>
É indicado no diagnóstico de alterações retinianas, como na retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e buraco macular. Este aparelho oferece um grande benefício aos pacientes com glaucoma, sendo o mais avançado em diagnóstico e controle da progressão desta doença. Também, no glaucoma, ajuda no detalhamento do estudo da papila óptica e da camada de fibras nervosas.
 
É uma importante ferramenta auxiliar na avaliação dos pacientes com glaucoma, capaz de otimizar a acurácia diagnóstica da doença, particularmente nas fases iniciais, propiciando melhor qualidade da assistência aos pacientes e menor ocorrência de diagnóstico incorreto – “overdiagnosis”, com o consequente tratamento e frequência de seguimento desnecessário para indivíduos sem glaucoma, possibilitando alocação mais apropriada/racional dos recursos públicos em saúde.
==Em que consiste o exame==
Editor, leitor
868
edições

Menu de navegação