A confirmação do resultado da triagem deve ser feita por ensaios de alta especificidade, capazes de distinguir a infecção causada pelo HTLV-1 daquela causada pelo HTLV-2. Existem duas formas principais de fazer o diagnóstico confirmatório: testes sorológicos e testes moleculares. Entre os métodos sorológicos, o mais utilizado é o Western blot ou Western blotting (WB), e os testes moleculares (que se baseiam na detecção do ácido nucléico viral, na forma de DNA proviral) são conhecidos como PCR.
Na tabela SIGTAP , os seguintes testes estão padronizados para detecção do vírus HTLVestão padronizados com os seguintes códigos:
02.02.03.031-8 - PESQUISA DE ANTICORPOS ANTI-HTLV-1 + HTLV-2: CONSISTE EM UM TESTE IMUNOENZIMÁTICO, PARA DETECTAR A PRESENÇA DE ANTICORPOS ANTI-HTLV NO SORO OU PLASMA.
== Recomendação da CONITEC ==
A Os membros do Comitê de Produtos e Procedimentos da Conitec, em sua 126ª Reunião Ordinária da Conitec foi , realizada nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2024. No no dia 02 de fevereiro de 2024, o Comitê de Produtos e Procedimentos recomendou, de forma unânimedeliberaram por unanimidade, recomendar a incorporação, ao SUS, do exame para detecção pré-natal de infecção pelo vírusT-linfotrópico humano (HTLV) 1/2 em gestantes. Após os esclarecimentos feitos pelo demandante e pelo especialista, por entender e da apresentação das contribuições de consulta pública, o Comitê entendeu que a incorporação preenche a lacuna de existe uma necessidade médica não atendida e que a identificação da infecção pelo detecção pré-natal para HTLV 1/2 em gestante no SUS apresenta benefícios clínicos claros à população de interesse. Foi assinado o Registro de Deliberação nº 877/2024. == Portaria == A PORTARIA SECTICS/MS Nº 13, DE 3 DE ABRIL DE 2024 torna pública a decisão de incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, o exame para detecção pré-natal apresenta benefícios significativos para o público de interesseinfecção pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) 1/2 em gestantes. <ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/portaria/2024/portaria-sectics-ms-no-13-de-3-de-abril-de-2024]</ref>
== Referência Bibliográficas ==