Alterações

Descrição Técnica da Tecnologia
São consideradas contraindicações absolutas para o uso da sonda botton a obstrução do trato gastrointestinal ou dificuldade de aproximar a parede anterior do estômago à parede abdominal, ascite, hepatomegalia, peritonite, interposição do cólon, hipertensão intra-abdominal, múltiplas cirurgias na região de implantação da sonda, pacientes sob uso de anticoagulantes e obesidade mórbida. As contraindicações relativas incluem doenças neoplásicas,
infiltrativas ou inflamatórias do estômago e da parede abdominal, presença de cateteres de diálise peritoneal e doenças respiratórias graves (para os casos de uso da endoscopia).
 
== Deliberação Final da Conitec: ==
Pelo exposto, os membros do Plenário da Conitec, em sua 102ª Reunião Ordinária, no dia 06 de outubro de 2021, deliberou por unanimidade recomendar a incorporação da sonda de gastrostomia botton para alimentação enteral exclusiva ou parcial de crianças e adolescentes, no SUS. O Plenário considerou que as contribuições recebidas em Consulta Pública não modificaram o entendimento no qual se baseou a recomendação preliminar, acerca do custo incremental razoável diante dos potenciais benefícios clínicos em ganhos em qualidade de vida dos pacientes, para recomendar a incorporação desta tecnologia. Assim, foi assinado o Registro de Deliberação nº 667/2021.
 
== Decisão: ==
 
Incorporar a sonda botton para gastrostomia em crianças e adolescentes, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, conforme a Portaria nº 70, publicada no Diário Oficial da União nº 211, seção 1, página 151, em 10 de novembro de 2021.
==Padronização do SUS==
Editor, leitor
1 027
edições