== FICHA TÉCNICA DA TECNOLOGIA Teste da Calprotectina Fecal (CF) ==
Descrita pela primeira vez em meados de 1980, a calprotectina é caracterizada como um complexo proteico pertencente à família de proteínas leucocitárias S100 ligantes de cálcio (S100A8 e S100A9), com atividade antimicótica. Presente em aproximadamente 45% das proteínas citosólicas de neutrófilos e expressa constitutivamente por monócitos e macrófagos ativados, a calprotectina apresenta potencial como marcador inflamatório. Suas ligações com o cálcio conferem a ela resistência a processos proteolíticos e a altas temperaturas, o que
permite que seja identificada e quantificada nas fezes, principalmente quando a inflamação ocorre no intestino. A sua correlação com o número de neutrófilos presentes no lúmen intestinal '''permite detectar respostas inflamatórias agudas no intestino'''.
Diferente da colonoscopia, o teste da CF é um teste não invasivo.
O teste da CF utiliza amostras fecais, coletadas na residência do paciente ou no local de análise, para monitorar a atividade da DC naqueles pacientes com diagnóstico confirmado previamente.Classificar corretamente a atividade da doença é importante para direcionar o manejo terapêutico, bem como reduzir o consumo de medicamentos desnecessários.
A identificação da CF pode ser realizada por diferentes métodos (ELISA, turbidimétricos).