Em relação às intervenções psicossociais centradas na criança ou no adolescente, a '''psicoterapia individual''' de apoio ou de orientação analítica geralmente está indicada, tanto para a abordagem de sintomas que comumente acompanham o TDAH (baixa auto-estima, dificuldade de controle de impulsos e capacidades sociais pobres) quanto para abordagem de eventuais comorbidades. A terapia cognitivo-comportamental é a modalidade mais estudada e com maior evidência científica de eficácia para os sintomas centrais do TDAH.
As diretrizes propostas pelo ''National Institute for Health and Care Excellence (NICE)'' preconizam que, no plano de tratamento, os profissionais devem enfatizar o valor de uma '''dieta equilibrada, boa nutrição e exercício físico regular para crianças, jovens e adultos com TDAH.'''
Muitos adultos desenvolvem estratégias compensatórias para lidar melhor com o impacto do TDAH em suas vidas. O tratamento do adulto deve utilizar essas estratégias de enfrentamento e avaliar como elas funcionam em situações específicas, como rotinas diárias, cuidando de si mesmos, no trabalho e na vida familiar. A literatura atual enfatiza que as intervenções psicossociais, comportamentais e de habilidades sociais são essenciais para crianças e adultos com TDAH. Dentre as intervenções psicossociais, destaca-se a terapia cognitivo comportamental (TCC).
== TRATAMENTO FARMACOLÓGICO ==