O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas.
No âmbito das '''intervenções psicossociais''', o primeiro passo deve ser '''educacional''', através de informações claras e precisas à família a respeito do transtorno. Muitas vezes, é necessário um programa de treinamento para os pais, a fim de que aprendam a manejar os sintomas dos filhos. É importante que eles conheçam as melhores estratégias para o auxílio de seus filhos na '''organização e no planejamento das atividades. ''' Por exemplo, essas crianças precisam de um '''ambiente silencioso, consistente e sem maiores estímulos visuais para estudarem.Intervenções no âmbito escolar também são importantes. As intervenções escolares devem ter como foco o desempenho escolar. Nesse sentido, idealmente, as professoras deveriam ser orientadas para a necessidade de uma sala de aula bem estruturada, com poucos alunos. Rotinas diárias consistentes e ambiente escolar previsível ajudam essas crianças a manterem o controle emocional. Estratégias de ensino ativo que incorporem a atividade física com o processo de aprendizagem são fundamentais. As tarefas propostas não devem ser demasiadamente longas e necessitam ser explicadas passo a passo. É importante que o aluno com TDAH receba o máximo possível de atendimento individualizado. Ele deve ser colocado na primeira fila da sala de aula, próximo à professora e longe da janela, ou seja, em local onde ele tenha menor probabilidade de distrair-se. Muitas vezes, as crianças com TDAH precisam de reforço de conteúdo em determinadas disciplinas. Outras vezes, é necessário um acompanhamento psicopedagógico centrado na forma do aprendizado, como, por exemplo, nos aspectos ligados à organização e ao planejamento do tempo e de atividades. '''
Em relação às Intervenções no âmbito escolar também são importantes. As '''intervenções psicossociais centradas na criança ou no adolescenteescolares''' devem ter como foco o desempenho escolar. Nesse sentido, idealmente, as professoras deveriam ser orientadas para a psicoterapia individual necessidade de apoio ou uma sala de orientação analítica geralmente está indicadaaula bem estruturada, tanto para com poucos alunos. Rotinas diárias consistentes e ambiente escolar previsível ajudam essas crianças a manterem o controle emocional. Estratégias de ensino ativo que incorporem a abordagem atividade física com o processo de sintomas aprendizagem são fundamentais. As tarefas propostas não devem ser demasiadamente longas e necessitam ser explicadas passo a passo. É importante que comumente acompanham o aluno com TDAH (baixa autoreceba o máximo possível de atendimento individualizado. Ele deve ser colocado na '''primeira fila da sala de aula, próximo à professora e longe da janela, ou seja, em local onde ele tenha menor probabilidade de distrair-estimase.''' Muitas vezes, dificuldade as crianças com TDAH precisam de controle '''reforço de impulsos e capacidades sociais pobres) quanto para abordagem de eventuais comorbidadesconteúdo em determinadas disciplinas'''. A terapia cognitivo-comportamental Outras vezes, é a modalidade mais estudada necessário um '''acompanhamento psicopedagógico''' centrado na forma do aprendizado, como, por exemplo, nos aspectos ligados à organização e ao planejamento do tempo e com maior evidência científica de eficácia para os sintomas centrais do TDAHatividades.
Em relação às intervenções psicossociais centradas na criança ou no adolescente, a '''psicoterapia individual''' de apoio ou de orientação analítica geralmente está indicada, tanto para a abordagem de sintomas que comumente acompanham o TDAH (baixa auto-estima, dificuldade de controle de impulsos e capacidades sociais pobres) quanto para abordagem de eventuais comorbidades. A terapia cognitivo-comportamental é a modalidade mais estudada e com maior evidência científica de eficácia para os sintomas centrais do TDAH.
== TRATAMENTO FARMACOLÓGICO ==