==INDICAÇÕES DE CIRURGIA BARIÁTRICA==
A Pacientes que pretendem recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer a cirurgia bariátrica tem as seguintes indicaçõesjá devem ter procurado atendimento via Posto de Saúde e ter recorrido ao tratamento clínico da obesidade (com medicamentos e alterações comportamentais como dieta, psicoterapia, medicações, medidas comportamentais, atividade física, etc.). Para a realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS é importante que o paciente tenha falhado neste tratamento clínico da obesidade por pelo menos dois anos, que esteja em um programa multidisciplinar de acompanhamento da obesidade e cumpra com os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde que incluem:
a. Portadores de obesidade mórbida com IMC (índice de massa corpórea) igual ou maior do que 40 Kg/m2, sem co-morbidades e que não responderam ao tratamento conservador (dieta, psicoterapia, atividade física, etc.), realizado durante pelo menos dois anos e sob orientação direta ou indireta de equipe de hospital credenciado/habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Paciente Portador de ObesidadeIMC.
b. Portadores de obesidade mórbida com IMC igual ou maior do que 40 Kg/m2 35 e com co-morbidades comorbidades que ameaçam a vida(comprovadas por laudo médico).
c. Pacientes com IMC entre 35 e 39,9 Kg/m2 portadores de doenças crônicas desencadeadas ou agravadas pela obesidade.
Porém, os seguintes critérios também devem ser observados:
a. excluir os casos de obesidade decorrente de doença endócrina (por exemplo, Síndrome de Cushing devida a hiperplasia supra-renal);
b. respeitar os limites idade abaixo de 16 anos: Exceto em caso de síndrome genética, o Consenso Bariátrico recomenda avaliação por 2 cirurgiões bariátricos titulares da faixa etária SBCBM e pela equipe multidisciplinar. Consentimento da família é necessário.entre 16 e 18 anos: Indicação com consenso entre família e equipe multidisciplinar.entre 18 e 65 anos: Sem restrições quanto à idade.acima de 18 a 65 anos: Avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, comorbidades e o tratamento cirúrgico não deve ser realizado antes de as epífises expectativa de crescimento estarem consolidadas nos jovens;vida.
c. o doente ter capacidade intelectual para compreender todos os aspectos do tratamento, bem como dispor de suporte familiar constante;