2 074 bytes adicionados,
14h37min de 28 de agosto de 2014 ==Classe terapêutica==
==Nomes comerciais==
==Principais informações==
Coenzima Q10 é encontrada principalmente nas mitocôndrias, que são organelas celulares produtoras de energia - desempenha um importante papel na produção de ATP, principal fonte de energia celular. Carne, aves e peixes são as fontes mais concentradas de CoQ10.
'''Ataxia'''
Ataxia é um sinal neurológico de incoordenação motora e desequilíbrio, que pode estar presente em uma série de doenças. A ataxia pode ser cerebelar, sensitiva ou vestibular.
Ataxia cerebelar se refere à decomposição irregular do ajuste fino da postura e dos movimentos, normalmente controlados pelo cerebelo e suas conexões, o que provoca movimentos desequilibrados e desordenados implicando em alterações na fala, gestos, equilíbrio e marcha.
A patogênese da doença ainda é uma incógnita e, da mesma forma, o tratamento ainda não está estabelecido.
Pesquisadores descobriram que alguns pacientes com ataxia hereditária apresentam nível reduzido da coenzima Q10 (CoQ10) em seus músculos. Alguns poucos estudos demonstraram que a suplementação com a substância possa melhorar os sintomas da doença. Em pacientes com Ataxia de Friedreich foi administrado doses diárias de CoQ em conjunto com vitamina E, e resultados iniciais comprovaram uma melhora no déficit de respiração mitocondrial nas musculaturas analisadas (cardíaca e esquelética). Isso também parece ter levado a um retardo na progressão da doença.
É importante ressaltar que, embora a CoQ10 tenha apresentado resultados positivos nas pesquisas com doenças neurodegenerativas, outros estudos são necessários antes que possa ser determinada a eficácia da CoQ10, para que os pacientes não sejam expostos a riscos desnecessários e gastos significativos. Ainda não existe tratamento específico para essa doença.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
Coenzima Q10 não é disponibilizada pelo SUS. Não há alternativa terapêutica disponível no momento.
==Referências==
<references/>