O procedimento de crosslinking e implante de anéis intraestromais estão regulamentados pelo SUS conforme segue. Cabe ressaltar que o procedimento "radiação para crosslinking corneano " foi incluído na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses/Próteses e Materiais Especiais do SUS, sob o número código 04.05.05.040-2 e é excludente com o procedimento 04.05.05.014-3 (implante intraestromal).
Descrição
CONSISTE NA TÉCNICA UTILIZADA PARA O FORTALECIMENTO DO TECIDO CORNEANO. É REALIZADA PELA APLICAÇÃO DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA À SUPERFÍCIE CORNEANA, PREVIAMENTE TRATADA COM COLÍRIO, COM OU SEM REMOÇÃO DO EPITÉLIO CORNEANO, COM O OBJETIVO DE REDUZIR OU MESMO PARALISAR A PROGRESSÃO DO AFINAMENTO CORNEANO QUE OCORRE NOS CASOS DE CERATOCONE. EXCLUDENTE COM O PROCEDIMENTO 04.05.05.014-3-IMPLANTE INTRAESTROMAL. INCLUI O COLÍRIO NECESSÁRIO AO PROCEDIMENTO.
Descrição
CONSISTE DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO COM FINALIDADE TERAPÊUTICA COM A COLOCAÇÃO DE IMPLANTE INTRA-ESTROMAL PARA O TRATAMENTO DE CERATOCONE. INCLUI ANEIS INTRA-ESTROMAIS.