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Reabilitação Neurológica

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== APLICAÇÃO TÉCNICA FUNDAMENTAÇÃO E COMENTÁRIOS SOBRE TÉCNICAS ESPECÍFICAS ==
A reabilitação neurológica é embasada no conceito de neuroplasticidade, bastante estudada nos últimas decádas. Diz respeito a capacidade do sistema nervoso se reorganizarem funcionalmente após uma injúria ou diante de uma lesão, e pode ser estimulada por diferentes técnicas.
A neuroplasticidade neuronal é tão instigante que, muitas vezes, um estímulo específico para auxiliar numa desabilidade pode melhorar outra debilidade - por exemplo, estimulos motoroes podendo auxiliar no desempenho linguístico em síndromes afásicas, e atividades físicas prevenindo e mesmo melhorando quadros demenciais.
Entre os inúmeros métodos de reabilitação física, especialmente, por lesões neurológicas, alguns que foram difundidos por seus idealizadores se tornaram mais conhecidos, tais como "Bobath", "Doman-Delacato", "Rood", "Petö", "Temple-Fay", "Voyta", "Phelps", "Knott", etc, cada técnica com alguma variação dentro das suas concepções neurofisiológicas. Existe até mesmo a "Wii Reabilitação" é a denominação que tem sido empregada à utilização do "videogame Nintendo® Wii. Cada técnica conta com alguma variação dentro das suas concepções neurofisiológicas. O método de Reabilitação Neurológica “PediaSuit” é de concepção mais recente, diz-sedesenvolvido inicialmente, pelos russos, para apoio e superação dos astronautas, por apresentarempela permanência prolongada nos seus voos, sem atividades físicas, dificuldades motoras comatrofias, contraturas musculares, esqueléticas ou articulares. Foram criadas algumas vestimentasem aproximadamente 1970, que receberam gradativas modificações até a evolução atual no“PediaSuit”. Os USA participaram das melhorias, modificações e evolução terapêutica desta partetécnica.A parte da especialidade do método “PediaSuit” (também denominado de "THERATOGS" ou"THERASUIT", de uso mais interessante em crianças entre 01 e 08 anos, tem como componentebásico uma vestimenta terapêutica padronizada, um “macacão” composto especialmente paracrianças, de uma blusa, colete, short, joelheira, calçado, touca protetora e ainda um conjunto decordões elásticos de borracha, uma armação retangular, como uma gaiola metálica, quadriculada equadrangular (spider). As crianças têm a vestimenta ajustada e adaptada com velcros. Os cordõeselásticos, aproximadamente 4 de cada lado, sustentam o corpo do paciente, em posição ereta, debipedestação. Cada fio é mantido preso na parte externa, na gaiola e, o outro, interno na vestimentada porção corporal, o que permite ao paciente permanecer em bipedestação, manter-se edesenvolver a noção do corpo em pé e coordenação, como de formular a locomoção, assim como, o tratamento fisioterápico de outros movimentos globais ou parciais. A armação permite à criança e,ao fisioterapeuta, atuarem na sua porção central da armação, com sua vestimenta e elásticosinterligados, como uma “órtese alongável”, uma “órtese mole”.Cada método, pelas váriações técnicas, pelas diferentes lesões causais, não permitem que seusresultados sejam comparáveis entre si, em virtude das diferentes etiologias, topografias e quadrosclínicos em diferentes sequelas.
A real frequência das sessões terapêuticas, tem grande influência e importância no resultado, pelo
que a aplicação diária ou semanal, proporcionam maior chance de um resultado mais satisfatório, o
Rodrigues, Cátia Marisa Pereira. "Reabilitação neurológica: enquadramento histórico, abordagens metodológicas e técnicas de reabilitação neuropsicológica." (2013).
 
Wittig, Ehrenfried Othmar. REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA/PEDIASUIT/THERATOGS. Parecer CRM-PR n.º 02/2013 Sessão Plenária n.º 3266, de 20/05/2013 – CÂM II. Curitiba, 2013.
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