A notificação é obrigatória nos casos de infecção pelo HIV, infecção pelo HIV em gestante, parturiente ou puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical do HIV, conforme portaria vigente do Ministério da Saúde.
== Tratamento ==
O acesso universal e gratuito aos medicamentos antirretrovirais é política prioritária do Departamento A recomendação de IST, Aids e Hepatites Virais início precoce da terapia antirretroviral (Ministério da SaúdeTARV) desde 1996. No Brasilconsidera, além dos claros benefícios relacionados à redução da morbimortalidade em 2015PVHIV, a diminuição da transmissão da infecção, 455 mil pacientes estavam o impacto na redução da tuberculose – a qual constitui principal causa infecciosa de óbitos em tratamento com os 22 medicamentos antirretrovirais distribuídos pelo Sistema Único PVHIV no Brasil e no mundo – e a disponibilidade de Saúdeopçõesterapêuticas mais cômodas e bem toleradas.
'''Esses remédios combatem a multiplicação O acesso universal e gratuito aos medicamentos antirretrovirais é política prioritária do HIV Departamento de IST, Aids e fortalecem o sistema imunológico'''. Embora não curem a doença Hepatites Virais (Ministério da AIDS, o tratamento com os remédios reduz significativamente a mortalidade e o número de internações e infecções por doenças oportunistas, que aproveitam a fraqueza do sistema imunológico para atacar o organismoSaúde) desde 1996.
'''O Ministério da SaúdeMedicamentos antireetrovirais combatem a multiplicação do HIV e fortalecem o sistema imunológico''' é responsável pela aquisição centralizada dos antirretrovirais. Para A TARV reduz significativamente a mortalidade e o gerenciamento logístico desses medicamentos, desde 1997 foi implementado o Sistema de Controle Logístico número de Medicamentos (SICLOM), com responsabilidades compartilhadas entre as esferas federal, estadual internações e municipalinfecções por doenças oportunistas, com vistas ao abastecimento adequado da rede pública de saúdeque aproveitam a fraqueza do sistema imunológico para atacar o organismo. <ref>[http://www.aids.gov.br/pagina/medicamentos-antirretrovirais Ministério da Saúde – Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais]</ref>
'''O Estado'''Para o gerenciamento logístico desses medicamentos, desde 1997 foi implementado o Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), com a Programação responsabilidades compartilhadas entre as esferas federal, estadual e Logística municipal, com vistas ao abastecimento adequado da rede pública de Medicamentos hoje é responsável pelo recebimento dos saúde. <ref>[http://www.aids.gov.br/pagina/medicamentos do -antirretrovirais Ministério da Saúde – Departamento de DST, AIDS eHepatites Virais]</ou diretamente dos laboratórios que os produzem. Uma vez no Estado, e conforme os pedidos e solicitações demandas pelos serviços, há a redistribuição destes ARV para os '''municípios''' que possuem uma '''Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM''').ref>
Por sua vez, o '''município''' recebe os medicamentos sob demanda, e os dispensa para Além dos pacientes portadores do HIV cadastrados no SICLOM , outras pessoas poderão receber medicamentos, tais como: aqueles que sofreram Exposição Ocupacional e tambémSexual, dependendo cuja situação da conformação exposição possa representar um risco qualquer de contágio com o vírus da própria rede AIDS; mulheres gestantes HIV/AIDS na região+, que deverão receber medicamentos prescritos para o momento do parto para pacientes expostos ao vírus em acidentes biológicos, violência sexual, exposição sexual consentida evitar a transmissão vertical e partos recém-nascidos de mãe mães HIV+, que deverão receber medicamentos por um período determinado, para impedir que venham a apresentar sintomas da doença.
[http://aztPara dispensar medicamento a qualquer categoria de usuário é obrigatório a apresentação do formulário de solicitação de Medicamentos devidamente preenchido e assinado pelo médico.aids.gov.br/ Consulte No momento da dispensa o usuário assina atestando o serviço mais próximo de sua cidade que distribui medicamentos para HIV/AIDS]. [Não é necessário login recebimento e senha]o farmacêutico responsável confirmando a entrega.
Os seguintes medicamentos são disponibilizados por meio do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica para portadores de HIV/AIDS:
- [[Abacavir, sulfato de]];
==Profilaxia pós-exposição (PEP)==[[Aciclovir]];
A mesma UDM do município também informa se há outros serviços - [[Folinato de saúde da cidade ou região que atenderiam as exposições ao HIV supracitadas cálcio (PEPácido folínico)]]; - Ácido tricloroacético; - [[Anfotericina B]]; - Artesunato; - [[Atazanavir]]; - [[Benzilpenicilina Benzatina]]; - [[Ceftriaxona]]; - [[Ciprofloxacino, geralmente serviços 24h como hospitais e unidades de prontocloridrato]]; - [[Dapsona]]; - [[Darunavir]]; - [[Dolutegravir]]; - [[Efavirenz]]; - Emtricitabina + Tenofovor; - [[Enfuvirtida]]; - [[Etravirina]]; - [[Fluconazol]]; - [[Ganciclovir]]; - [[Itraconazol]]; - [[Lamivudina]]; - [[Lopinavir + Ritonavir]]; - [[Maraviroque]]; - [[Nevirapina]]; - Podofilina; - [[Primaquina]]; - [[Raltegravir]]; - Rifabutina; - [[Ritonavir]]; - [[Sulfametoxazol + Trimetoprima]]; - Tenofovir + Lamivudina + Efavirenz; - Tenofovir + Lamivudina; - [[Tenofovir]]; - [[Tipranavir]]; - [[Zidovudina]]; -atendimentoZidovudina + Lamivudina. <ref> [http://wwwazt.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2015/58168/pcdt_pep_20_10_1.pdf PCDT Clique aqui] para Profilaxia Antirretroviral pós-exposição consultar o os locais responsáveis pela distribuição de risco ao HIVmedicamentos ARV. [Não é necessário login e senha] </ref>.
Devido às constantes atualizações, o melhor lugar para verificar a lista de todos os antirretrovirais disponíveis é acessando o sítio do Ministério da Saúde:[http://www.aids.gov.br/pagina/quais-sao-os-antirretrovirais Quais são os ARV?]<ref>Texto elaborado pela Equipe Programação & Logística Medicamentos HIV/Aids SC - GEAAF - Diretoria de Assistência Farmacêutica - SUV/SES/SC</ref>
==Referências==
<references/>