==Tratamento dos casos diagnosticados==
O tratamento é realizado em '''regime ambulatorial''', independente da classificação operacional da hanseníase, nas '''unidades básicas de saúde''', ou ainda, desde que notificados e seguidos todas as ações de vigilância, em serviços especializados, hospitais públicos, universitários e/ou clínicas. '''Deve ser assegurado, obrigatoriamente, tratamento adequado a todos os doentes por parte dos serviços públicos de saúde.'''
Os serviços de saúde devem garantir orientação e recursos anticoncepcionais para as mulheres em tratamento de hanseníase ou em episódios reacionais mesmo após o término da PQT, principalmente aquelas que possam eventualmente precisar fazer uso de medicamentos com efeitos teratogênicos, em cumprimento da Lei nº 10.651, de 16 de abril de 2003.
Após eventual necessidade de hospitalização, o doente deverá continuar o seu tratamento em regime ambulatorial, em sua unidade de saúde de origem.
==Descrição dos medicamentos==
Os medicamentos são adquiridos pelo '''Ministério de Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES)''', são repassados para as GERSA (Gerência Regional de Saúde), que por sua vez '''distribuem aos Municípios e Hospital Santa Tereza''':
'''Origem: Ministério da Saúde'''