Bupropiona, cloridrato
Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à lista C1 da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 [1].
Validade da receita: 30 dias.
Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias.
Para informações complementares consulte o item Prescrições Médicas na página principal.
As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes.
Índice
Registro na Anvisa
SIM
Categoria: medicamento
Classe terapêutica: antidepressivos [2]
Classe terapêutica: antitabágico [3]
Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)
Psicoanalépticos [4] - N06AX12 [5]
Nomes comerciais
Alpes ®, Alpes XL ®, Buene ®, Bup ®, Bup XL ®, Bupium ®, Bupium XL ®, Deradop ®, Eutymia XL ®, Noradop ®, Seth ®, Wellbutrin ®, Zetron ®, Ziety ®
Indicações
- Episódios depressivos: é indicado no tratamento de episódios depressivos maiores ou na prevenção de recaídas e recorrências de episódios depressivos após resposta inicial satisfatória [6].
- Cessação do tabagismo: o medicamento também é indicado para o tratamento da dependência à nicotina e como adjuvante na cessação tabágica [7].
Obs: As informações referente as dosagens e instruções de uso são diferentes entre as indicações e devem ser consultadas nas bulas específicas.
Padronização no SUS
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2022
Portaria Conjunta SCTIE/SAES/MS nº 10, de 16 de abril de 2020 - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo
Informações sobre o medicamento
O medicamento cloridrato de bupropiona, na apresentação de 150 mg (comprimido de liberação prolongada), está padronizado pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo – dependência à nicotina, por meio do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF, sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelas diretrizes específicas para a doença.
O acesso aos medicamentos do CESAF se dá por meio das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente, mediante apresentação de receita médica.
O CESAF destina-se à garantia do acesso a medicamentos (Anexo II) e insumos (Anexo IV) para controle de doenças e agravos específicos com potencial impacto endêmico, muitas vezes relacionadas a situações de vulnerabilidade social e pobreza. Para mais informações sobre o CESAF clique aqui.
Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS
Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõem a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) para o tratamento da depressão [8]:
Informações sobre o financiamento do medicamento
O medicamento cloridrato de bupropiona pertence ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), sendo sua aquisição de responsabilidade exclusiva da União. O Ministério da Saúde adquire e distribui o medicamento aos Estados e ao Distrito Federal, cabendo a esses o recebimento, o armazenamento e a distribuição aos municípios.
Referências
- ↑ Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998
- ↑ Classe Terapêutica do medicamento Wellbutrin ® - Registro ANVISA
- ↑ Classe Terapêutica do medicamento Bupium ® - Registro ANVISA
- ↑ Grupo ATC
- ↑ Código ATC
- ↑ Bula do medicamento Wellbutrin ® - Bula do Profissional
- ↑ Bula do medicamento Bupium ® - Bula do Profissional
- ↑ RENAME 2022
- As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.