Tenofovir Alafenamida

Revisão de 18h47min de 16 de maio de 2025 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituição de texto - "*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Índice

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antiinfecciosos para uso sistêmico | antivirais para uso sistêmico | antivirais de ação direta | nucelosídeos e nucelotídeos inibidores da transcriptase reversa [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Antivirais para uso sistêmico [2] - J05AF13 [3]

Nomes comerciais

Vemlidy ®

Indicações

O medicamento tenofovir alafenamida é indicado para o tratamento da infecção crônica pelo vírus da hepatite B (VHB) em adultos [4].

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento

O medicamento tenofovir alafenamida está padronizado pelo Ministério da Saúde para o tratamento da hepatite viral B e coinfecções (CID10 B18.0 e B18.1), por meio do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF, na apresentação de 25 mg (comprimido), sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT da doença.

Conforme pactuação acordada na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 25 de julho de 2019 e Portaria GM/MS nº 1.537, de 12 de junho de 2020, os medicamentos do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais passam a pertencer ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF.

A Nota Informativa nº 13/2021 e a Nota Técnica nº 37/2021 da DIAF/SPS/SES/SC dispõem sobre a migração dos pacientes de Hepatite B do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF para o Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF e das solicitações para o atendimento das Hepatites Virais (HV) em Santa Catarina.

Para consultar a lista completa das unidades homologadas pelo Ministério da Saúde para o atendimento do Programa de Hepatites Virais nos municípios clique aqui e acesse → Geral → Consulta Serviços HV → SC.

  • Considerações:

A Nota Técnica nº 09/2024 - DIAF/SAS/SES/SC informa sobre os critérios de uso e liberação do tenofovir alafenamida para o tratamento da Hepatite B no âmbito do SUS.

O medicamento tenofovir alafenamida representa um tratamento alternativo para Hepatite B, para pessoas com contraindicação ao uso de tenofovir (TDF) e entecavir (ETV) E que tenham feito uso prévio de lamivudina, reservado para pacientes com maior risco de toxicidade renal ou óssea. O medicamento não é recomendado durante a gestação ou amamentação, em pacientes com clearance de creatinina <15 mL/min que não estejam em hemodiálise e em menores de 18 anos.

Informações sobre o financiamento do medicamento

O medicamento tenofovir alafenamida pertence ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), sendo sua aquisição de responsabilidade exclusiva da União. O Ministério da Saúde adquire e distribui o medicamento aos Estados e ao Distrito Federal, cabendo a esses o recebimento, o armazenamento e a distribuição aos municípios.

Referências

  1. Classe terapêutica do medicamento Vemlidy ® - Registro ANVISA
  2. Grupo ATC
  3. Código ATC
  4. Bula do medicamento Vemlidy ® - Bula do profissional

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.