Linezolida

De InfoSUS
Revisão de 18h46min de 16 de maio de 2025 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituição de texto - "*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antibióticos sistêmicos simples [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Antibacterianos para uso sistêmico [2] - J01XX08 [3]

Nomes comerciais

Adiloz ®, Lidbact ®, Lizbi ®, Lizred ®, Lynoz ®, Tymbro ®, Zyvox ®

Indicações

O medicamento linezolida está indicado no tratamento de infecções presumidas ou comprovadamente causadas por bactérias sensíveis. Entre estas infecções bacterianas se destacam as associadas com bacteremia concomitante, como por exemplo:

1) Pneumonia adquirida em ambiente hospitalar e de serviços relacionados à assistência à saúde (incluindo aquelas relacionadas à ventilação mecânica) ou comunitário;

2) Infecções de pele e de partes moles complicadas (incluindo pé diabético sem osteomielite concomitante) e não complicadas;

3) Infecções enterocócicas, incluindo aquelas causadas por cepas de Enterococcus faecium e Enterococcus faecalis resistentes à vancomicina.

O medicamento linezolida é ativo somente contra bactérias Gram-positivas, não tendo atividade contra patógenos Gram-negativos [4].

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2024

Informações sobre o medicamento

O medicamento linezolida consta na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024) como parte do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF. No entanto, o medicamento não está padronizado no estado de Santa Catarina por meio do CESAF, pois não consta na Relação Estadual de Medicamentos e Insumos do CESAF. No estado de Santa Catarina, o medicamento consta na Lista Estadual de medicamentos padronizados para o tratamento da Fibrose Cística [5].

Referências

  1. Classe Terapêutica do medicamento Adiloz ® - Registro ANVISA
  2. Grupo ATC
  3. Código ATC
  4. Bula do medicamento Adiloz ® - Bula do Profissional
  5. Relação Estadual de Medicamentos - Ambulatorial

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.