Fenofibrato

Revisão de 17h14min de 18 de fevereiro de 2020 por Anonimo (Discussão | contribs)

Índice

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antilipêmico [1][2][3][4][5]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Agentes modificadores de lipídios [6] - C10AB05 [7]

Nomes comerciais

Fenobraty ®, Hipofithy ®, Lanpexio ®, Lipidil ®, Reducofen ®

Indicações

O medicamento fenofibrato é indicado para hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia isolada ou combinada (dislipidemias tipo IIa, IIb, IV assim como a dislipidemia do tipo III) em pacientes que não respondem à dieta apropriada e às outras medidas terapêuticas não medicamentosas (por ex. diminuição do peso corporal ou aumento da atividade física) em especial quando existem fatores de risco associados como a hipertensão e o tabagismo. A dieta iniciada antes do tratamento deve continuar durante o uso do medicamento[8].

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2020

Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017 - Consolidação das normas sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.

Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017 - Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde

Portaria Conjunta MS/SAS nº 8, de 30 de julho de 2019 - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia para a prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite

Informações sobre o medicamento

O medicamento fenofibrato, apesar de constar no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia para a prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite, não é fornecido no Estado de Santa Catarina. Isso porque, atualmente, a SES/SC disponibiliza por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) os medicamentos: ciprofibrato, genfibrozila e bezafibrato, de mesma classe terapêutica.

Portanto, o médico prescritor poderá avaliar a possibilidade de troca do fenofibrato por ciprofibrato, genfibrozila ou bezafibrato. Esses medicamentos encontram-se disponibilizados pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

Referências