*A hanseníase é uma doença infecciosacrônica causada pelo ''Mycobacterium leprae'', que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. Caracteriza-se por manchas esbranquiçadas, crônicaavermelhadas ou amarronzadas com alteração ou perda de sensibilidade térmica, dolorosa ou tátil. Outros sinais incluem áreas da pele com diminuição de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude ao seu alto poder incapacitantepelos e suor, atingindosensação de formigamento, principalmentedormência, a faixa etária economicamente ativa. A transmissão se processa através das vias aéreas superiores diminuição da força muscular e presença de doente multibacilar sem tratamento para indivíduo suscetível após contato prolongadonódulos.
*A primeira manifestação consiste no aparecimento transmissão ocorre principalmente pelas vias aéreas superiores, através de manchas dormentes, gotículas eliminadas por indivíduos com hanseníase multibacilar não tratados. O período de cor avermelhada ou esbranquiçada em qualquer região do corpoincubação é longo, avançando para o aparecimento variando de ulceração da pele e deformidade nas articulações. Placas, caroços, inchaço e fraqueza muscular podem ser outros sintomas observados. Acomete, principalmente, os nervos periféricos, dois a pele, mucosa do trato respiratório superior e olhos, mas também se manifesta como uma doença sistêmica, comprometendo articulações, testículos, gânglios e outros órgãos. Observa-se, também, queda de pelos em áreas frias do corpo, infiltrações e neuritessete anos.
*O período diagnóstico é clínico, baseado na identificação de incubação da bactéria varia um ou mais dos seguintes sinais cardinais:'''a)''' Lesões de três a cinco anos e pode resultar em danos progressivos. Além pele com alteração de causar incapacidades permanentes, a doença traz consequências sociais, como a discriminação e o estigma.sensibilidade;
[[Arquivo:hanseniase.PNG|200px|thumb|right|hanseniase]]'''b)''' Espessamento de nervos periféricos com alterações sensitivas, motoras ou autonômicas;
Considera-se caso de '''hanseníasec)''' a pessoa que apresenta um ou mais dos seguintes sinais cardinais, a qual necessita Presença de bacilos na baciloscopia de tratamento com poliquimioterapia (PQT):esfregaço intradérmico.
a) lesão (ões) '''A hanseníase tem cura, e/ou área o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (sSUS) por meio da pele com alteração da sensibilidade térmica e/ou dolorosa e/ou tátil; ou bpoliquimioterapia (PQT) espessamento de nervo periférico, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas; ou c) presença composta por uma associação de bacilos antibióticos'''M.leprae''Devido ao seu potencial incapacitante e ao estigma associado, conformada na baciloscopia de esfregaço intradérmico ou na biópsia de peleé fundamental o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para prevenir sequelas e promover a reintegração social dos pacientes.
==Tratamento dos casos diagnosticados==