==Hepatite B==
A hepatite B é considerada um IST (Infecção Sexualmente Transmissível), transmitida pelo sangue principalmente através de relações sexuais sem o uso de preservativo, também, e por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear ou de depilar, instrumentos para uso de drogas, materiais de manicure, escovas de dente ou materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings. A gestante portadora do vírus B pode transmitir a doença para o bebê durante a gestação, por isso a importância da testagem no pré- natal.
As principais formas de prevenção contra a hepatite B são a vacina e o uso de preservativo. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacinação contra a hepatite B para todas as faixas etárias e está disponível gratuitamente em todas as salas de vacina na rede pública de saúde do Estado. Recém-nascidos de mães com o vírus devem receber imunoglobulina específica e vacina imediatamente após o parto para diminuir o risco de transmissão vertical.
Santa Catarina é o terceiro estado com maior taxa de detecção do Brasil. Em 2014, foram notificados por SC, 1.557 casos de hepatite Bem SC.
==Hepatite C==