Linezolida

Índice

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antibióticos sistêmicos simples [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Antibacterianos para uso sistêmico [2] - J01XX08 [3]

Nomes comerciais

Adiloz ®, Lidbact ®, Lizbi ®, Lizred ®, Lynoz ®, Tymbro ®, Zyvox ®

Indicações

O medicamento linezolida está indicado no tratamento de infecções presumidas ou comprovadamente causadas por bactérias sensíveis. Entre estas infecções bacterianas se destacam as associadas com bacteremia concomitante, como por exemplo:

1) Pneumonia adquirida em ambiente hospitalar e de serviços relacionados à assistência à saúde (incluindo aquelas relacionadas à ventilação mecânica) ou comunitário;

2) Infecções de pele e de partes moles complicadas (incluindo pé diabético sem osteomielite concomitante) e não complicadas;

3) Infecções enterocócicas, incluindo aquelas causadas por cepas de Enterococcus faecium e Enterococcus faecalis resistentes à vancomicina.

O medicamento linezolida é ativo somente contra bactérias Gram-positivas, não tendo atividade contra patógenos Gram-negativos [4].

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento

O medicamento linezolida consta na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) como parte do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF. No entanto, o medicamento não está padronizado no estado de Santa Catarina por meio do CESAF, pois não consta na Relação Estadual de Medicamentos e Insumos do CESAF. No estado de Santa Catarina, o medicamento consta na Lista Estadual de medicamentos padronizados para o tratamento da Fibrose Cística [5].

Referências