No Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Espondilite Ancilosante atual (Portaria nº 25, de 22/10/2018), os critérios diagnósticos ASAS contemplarem o teste HLA-B27, que, entretanto, não está disponível no SUS.
== Teste HLA-B27 ==
Foram identificados três registros vigentes na ANVISA. De acordo com um desses fabricantes de Kits de teste HLA-B27, o HLA-B27 é “um antígeno leucocitário humano cuja presença está fortemente associada com o desenvolvimento das espondiloartrites: espondilite anquilosante, artrite psoriásica, artrite reativa e artrite associada à doença inflamatória intestinal.
== RECOMENDAÇÃO DA CONITEC ==
Os membros do Comitê de Produtos e Procedimentos presentes na 127ª Reunião Ordinária da Conitec deliberaram, por unanimidade, recomendar a incorporação do teste de detecção de HLAB27 para indivíduos com suspeita de espondiloartrite axial, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde. O Comitê concluiu que o teste aumenta a acurácia quando associado a outras estratégias diagnósticas, com o potencial de ser custo-efetivo.
Foi assinado o Registro de Deliberação nº 888/2024.
A PORTARIA SECTICS/MS Nº 18, DE 18 DE ABRIL DE 2024 torna pública a decisão de incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, o teste de detecção de HLA-B27 para indivíduos com suspeita de espondiloartrite axial, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.
== Referências Bibliográficas ==
https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2024/20240422_relatrio_891_Hlab_b27_Espondiloartrite_Axial_.pdf