Bupropiona, cloridrato

Revisão de 18h13min de 15 de fevereiro de 2016 por Anonimo (Discussão | contribs) (ALTERNATIVAS PADRONIZADAS NO SUS)

Índice

NOMES COMERCIAIS

BUDEP, BUP, BUPIUM, BUPOGRAN, INIP, NORADOP, SETH, TABILIS, WELLBUTRIN, ZETRON, ZYBAN

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Antidepressivo (inibidor seletivo da recaptação neuronal de catecolaminas - norepinefrina e dopamina - com efeito mínimo na recaptação de indolaminas – serotonina - e que não inibe a monoaminoxidase (MAO)) [1]

INDICAÇÃO

A bupropiona é indicado para tratamento da dependência à nicotina e como adjuvante na cessação tabágica, ou, eventualmente, no tratamento da depressão e na prevenção de recidivas e rebotes de episódios depressivos após resposta inicial satisfatória. A bupropiona também é usada para tratar a depressão[2].

PADRONIZAÇÃO NO SUS

RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.

O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.


APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS

  • bupropiona 150mg (comprimido revestido de liberação prolongada)


DISPONIBILIZADO PARA

Disponibilizado para tratamento da dependência à nicotina e como adjuvante na cessação tabágica, conforme http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/12/Portaria-571-tabagismo.pdf Portaria MS/GM nº 571 de 05/04/2013, que atualiza as diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS0 e dá outras providências.


O MEDICAMENTO NÃO ESTÁ PADRONIZADO NO SUS PARA TRATAMENTO

DEPRESSÃO

ALTERNATIVAS PADRONIZADAS NO SUS

RENAME 2014 / CBAF


TRANSTORNO BIPOLAR

Referências