Alterações

Melanoma de coroide

427 bytes removidos, 19 maio
sem sumário de edição
==Enucleação==
 
04.05.04.006-7 - ENUCLEAÇÃO DE GLOBO OCULAR
 
Descrição: CONSISTE DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO COM FINALIDADE TERAPÊUTICA, SOB ANESTESIA GERAL, PARA REMOÇÃO DO GLOBO OCULAR EM PACIENTES COM LESÕES NEOPLÁSICAS, INFILTRATIVAS, TRAUMÁTICAS, INFLAMATÓRIAS OU INFECCIOSAS SEM POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO VISUAL E/OU COM RISCO DE DISSEMINAÇÃO LOCAL E SISTÊMICA SEM FINALIDADES DE TRANSPLANTES.
A enucleação é geralmente indicada para melanomas avançados que ocupam a maior parte das estruturas intraoculares, causaram glaucoma secundário grave ou descolamento total de retina que não é reversível a tratamentos alternativos, ou tumores que invadem o nervo óptico. A enucleação com uma longa secção do nervo óptico é apropriada nesses casos. Às vezes, a preferência do paciente também determina esse tratamento. No entanto, muitos melanomas justapapilares que confinam com o nervo óptico e não mostram evidência de invasão podem ser tratados por placas radioativas entalhadas personalizadas ou terapia com feixe de prótons, em vez de enucleação.
Não há papel para a radiação de pré-enucleação. O estudo COMS para tumores de grande porte indicou que a radioterapia por feixe externo antes da enucleação não proporcionou um benefício de sobrevivência em comparação com a enucleação isoladamente.
 
A "enucleação sem toque" foi introduzida para minimizar a quantidade de trauma cirúrgico e, teoricamente, para diminuir a chance de disseminação do tumor no momento da cirurgia. [37] Um aspecto essencial desta técnica foi congelar a drenagem venosa do tumor antes de cortar o nervo óptico. A técnica “no touch” caiu recentemente em desuso na maioria dos centros porque é complicada e os seus benefícios são apenas teóricos. No entanto, deve ser utilizado um manuseamento suave do tecido durante uma enucleação padrão, sem pinçar o nervo óptico antes de o cortar. Deve-se tomar cuidado para não passar agulhas pela esclera para tração; em vez disso, o globo é distraído pelos cotos dos retos medial e lateral.[10-51]
 
Após a remoção do olho, uma biópsia aspirativa com agulha fina ou tecido fixado pode ser submetido para perfil de expressão genômica.
 
Houve avanços nos tipos de implantes orbitais utilizados após a enucleação. O implante de hidroxiapatita, desenvolvido para melhorar a motilidade ocular em pacientes submetidos à enucleação, é amplamente utilizado. [38] [39] [40] Outros implantes incluem polietileno e hidroxiapatita revestida com polímero. [40] [41] Além disso, implantes de polietileno poroso têm sido usados ​​com sucesso.
==Exenteração Orbital==
O tratamento de melanomas do corpo ciliar com radiação pode resultar em catarata, oclusão punctal, ceratoconjuntivite, uveíte anterior induzida por radiação ou necrose escleral (particularmente se tumores grandes forem tratados).
 
==Braquiterapia Oftalmológica:
 
03.04.01.049-9 - BRAQUITERAPIA OFTÁLMICA
 
Descrição: BRAQUITERAPIA INTERSTICIAL OU SUPERFICIAL EM CÂNCER DE ÁREA OCULAR. INCLUI CIRURGIA PARA IMPLANTAÇÃO E RETIRADA DE PLACA RADIOATIVA EPISCLERAL. MÁXIMO DE DOIS, QUANDO DA BILATERALIDADE DO CÂNCER OCULAR. AUTORIZAÇÃO EXCLUDENTE COM AUTORIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS 03.04.01.048-0 RADIOTERAPIA DE OLHOS E ANEXOS E 03.04.01.017-0 NARCOSE DE CRIANÇA (POR PROCEDIMENTO).
==Braquiterapia de placas==
Editor, leitor
1 027
edições