Mudanças entre as edições de "Flunitrazepam"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações sobre o medicamento/alternativas)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Indutor do sono (benzodiazepínico)  
+
Ansiolíticos simples
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - N05CD03
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Rohydorm, Rohypnol
 
Rohydorm, Rohypnol
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 +
 
 +
[[Flunitrazepam]] é indicado para o tratamento de curta duração da insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando a insônia é grave, incapacitante ou submete o indivíduo a extremo desconforto. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=4313222014&pIdAnexo=2070896 Bula do medicamento] Acesso em: 01/11/2016 </ref>
 +
 
 +
==Informações sobre o medicamento==
 +
 
 +
'''O medicamento [[Flunitrazepam]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
 +
 
 +
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
 +
 
 +
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
 +
 
 +
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional, 2010]</ref>
 +
 
 +
*[[Clomipramina]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
*[[Clonazepam]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
[[Flunitrazepam]] é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, que induz o sono de forma rápida e intensa, tendo também efeito ansiolítico (redução da ansiedade), anticonvulsivante (combate as convulsões) e relaxante muscular. Ainda são efeitos de sua administração redução do desempenho psicomotor (maior dificuldade para realizar atividades mentais e motoras), com diminuição dos reflexos e da atenção, e ocorrência de amnésia (falha de memória) <ref>[http://www.dialogoroche.com.br/content/dam/dialogo/pt_br/Bulas/R/Rohypnol/Bula-Rohypnol-Paciente.pdf Bula do medicamento] </ref>.
+
*[[Diazepam]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
É indicado para o tratamento de curta duração da insônia. Essa classe de medicamentos é indicada apenas quando a insônia é grave, incapacitante ou submete o indivíduo a extremo desconforto <ref>[http://www.dialogoroche.com.br/content/dam/dialogo/pt_br/Bulas/R/Rohypnol/Bula-Rohypnol-Paciente.pdf Bula do medicamento] </ref>.
+
*[[Estazolam]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Flurazepam]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
O medicamento [[flunitrazepam]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
*[[Lorazepam]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
*[[Midazolam]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos [[clonazepam]] e [[diazepam]] (ansiolíticos da mesma classe terapêutica do [[flunitrazepam]]), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Os benzodiazepínicos ([[diazepam]], [[clonazepam]]) estão entre as drogas mais prescritas mundialmente para o tratamento da insônia.
+
*[[Nitrazepam]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Além dos medicamentos acima citados, o SUS também oferece os medicamentos [[amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]], [[clomipramina, cloridrato|clomipramina]], [[nortriptilina, cloridrato|nortriptilina]] e [[fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]] (antidepressivos); [[haloperidol]] e [[clorpromazina, cloridrato|clorpromazina]] (antipsicóticos); [[clonazepam]] e [[diazepam]] (benzodiazepínicos ansiolíticos), pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
 
  
Alguns antidepressivos (como por exemplo, a [[amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]]) apresentam efeito sedativo importante que tem sido explorado no tratamento da insônia, especialmente quando associada ao transtorno de depressão. O aumento do uso de antidepressivos sedativos no tratamento da insônia crônica pode também refletir, em parte, seu perfil para uso prolongado, além de poder resultar, em parte, da alta incidência de sintomas depressivos entre os insones.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
As medicações antipsicóticas também têm sido indicadas como ansiolíticos ou sedativos em pacientes com grande risco de desenvolver dependência a benzodiazepínicos. Porém, existem poucas evidências, mesmo que empíricas, para o tratamento das insônias crônicas com antipsicóticos <ref> [http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462005000500002&script=sci_arttext Poyares, D. et al. Hipnoindutores e insônia. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.27  suppl.1 São Paulo May 2005] </ref>.
+
É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.  
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 17h09min de 1 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Ansiolíticos simples

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - N05CD03

Nomes comerciais

Rohydorm, Rohypnol

Indicações

Flunitrazepam é indicado para o tratamento de curta duração da insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando a insônia é grave, incapacitante ou submete o indivíduo a extremo desconforto. [1]

Informações sobre o medicamento

O medicamento Flunitrazepam não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:[2]

  • Clomipramina – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Clonazepam – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Diazepam - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Estazolam - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Flurazepam – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Lorazepam – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Midazolam – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Nitrazepam – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento


Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.

Referências

<references>
  1. Bula do medicamento Acesso em: 01/11/2016
  2. Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional, 2010