Alterações

Flunitrazepam

599 bytes removidos, 17h09min de 1 de novembro de 2016
sem sumário de edição
==Classe terapêutica==
Indutor do sono Ansiolíticos simples [[Classificação Anatômica Terapêutica Química (benzodiazepínicoATC) ]] - N05CD03
==Nomes comerciais==
Rohydorm, Rohypnol
==Principais informaçõesIndicações== [[Flunitrazepam]] é indicado para o tratamento de curta duração da insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando a insônia é grave, incapacitante ou submete o indivíduo a extremo desconforto. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=4313222014&pIdAnexo=2070896 Bula do medicamento] Acesso em: 01/11/2016 </ref> ==Informações sobre o medicamento== '''O medicamento [[Flunitrazepam]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).''' A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado. Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional, 2010]</ref> *[[Clomipramina]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[Clonazepam]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
*[[FlunitrazepamDiazepam]] é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, que induz o sono de forma rápida e intensa, tendo também efeito ansiolítico (redução da ansiedade), anticonvulsivante (combate as convulsões) e relaxante muscular. Ainda são efeitos de sua administração redução do desempenho psicomotor (maior dificuldade para realizar atividades mentais e motoras), com diminuição dos reflexos e da atenção, e ocorrência de amnésia (falha de memória) <ref>[http://www.dialogoroche.com.br/content/dam/dialogo/pt_br/Bulas/R/Rohypnol/Bula-Rohypnol-Paciente.pdf Bula do Consulte aqui como ter acesso ao medicamento] </ref>.
É indicado para o tratamento de curta duração da insônia. Essa classe de medicamentos é indicada apenas quando a insônia é grave, incapacitante ou submete o indivíduo a extremo desconforto <ref>*[http://www.dialogoroche.com.br/content/dam/dialogo/pt_br/Bulas/R/Rohypnol/Bula[Estazolam]] -Rohypnol-Paciente.pdf Bula do Consulte aqui como ter acesso ao medicamento] </ref>.
==Informações sobre o *[[Flurazepam]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento/alternativas==
O medicamento *[[flunitrazepamLorazepam]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.– Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
Sendo assim, cumpre ser informado que o *[[Midazolam]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos *[[clonazepamNitrazepam]] e [[diazepam]] (ansiolíticos da mesma classe terapêutica do [[flunitrazepam]]), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Os benzodiazepínicos ([[diazepam]], [[clonazepam]]) estão entre as drogas mais prescritas mundialmente para o tratamento da insônia.
Além dos medicamentos acima citados, o SUS também oferece os medicamentos [[amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]], [[clomipramina, cloridrato|clomipramina]], [[nortriptilina, cloridrato|nortriptilina]] e [[fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]] (antidepressivos); [[haloperidol]] e [[clorpromazina, cloridrato|clorpromazina]] (antipsicóticos); [[clonazepam]] e [[diazepam]] (benzodiazepínicos ansiolíticos), pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Alguns antidepressivos (como por exemploAlém dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a [[amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]]) apresentam efeito sedativo importante que tem sido explorado no tratamento da insônia, especialmente quando associada ao transtorno Relação Municipal de depressão. O aumento do uso Medicamentos Essenciais de antidepressivos sedativos no tratamento da insônia crônica pode também refletircada município, em partepois conforme o Art. 27, seu perfil para uso prolongado§1º, além de poder resultardo [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], em parteos entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, da alta incidência desde que questões de sintomas depressivos entre os insonessaúde pública o justifiquem.
As medicações antipsicóticas também têm sido indicadas como ansiolíticos ou sedativos em pacientes com grande risco É importante ressaltar que qualquer substituição de desenvolver dependência a benzodiazepínicos. Porémmedicamento, existem poucas evidências, mesmo é imprescindível que empíricas, para tenha-se o tratamento das insônias crônicas com antipsicóticos <ref> [http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462005000500002&script=sci_arttext Poyares, D. et al. Hipnoindutores e insônia. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.27 suppl.1 São Paulo May 2005] </ref>consentimento do médico assistente.
==Referências==
<references>
Leitor
2 596
edições