Mudanças entre as edições de "Pantoprazol"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Inibidor da bomba de prótons
+
Antiácido e antiulceroso
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - A02BC02
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Gastropan, Pantasun, Pantocal, Pantonax, Pant Gastropan, Pantasun, Pantocal, Pantonax, Pantopaz, Pantozol, Peptovit, Prazy, Pyloprazol, Ziprol.
+
Adipept, Gázia, Pantasun, Panthor, Pantocal, Pantomix, Pantonax, Pantopaz, Pantozol, Peptovit, Prazy, Protton, Tecta, Ziprol
 +
 
 +
==Indicações==
 +
 
 +
O [[Pantoprazol]] é indicado para:
 +
 
 +
• Tratamento das lesões gastrintestinais leves.
 +
 
 +
• Alívio dos sintomas gastrintestinais decorrentes da secreção ácida gástrica.
 +
 
 +
• Gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas e dispepsias não-ulcerosas.
 +
 
 +
• Tratamento da doença por refluxo gastroesofágico sem esofagite, das esofagites leves e de manutenção de pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada para prevenção de recidivas em adultos e pacientes pediátricos acima de 5 anos.
 +
 
 +
• Profilaxia das lesões agudas da mucosa gastroduodenal induzidas por medicamentos como os anti-inflamatórios não hormonais.
 +
 
 +
• Tratamento de úlcera péptica duodenal e úlcera péptica gástrica.
 +
 
 +
• Tratamento de esofagite de refluxo moderada ou grave em adultos e pacientes pediátricos acima de 5 anos.
 +
 
 +
• Erradicação do Helicobacter pylori com a finalidade de evitar a recorrência de úlcera gástrica ou duodenal causada por este microorganismo. Neste caso, deve ser associado a dois antibióticos adequados.
 +
 
 +
• Tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison e de outras doenças que produzem ácido em excesso no estômago.<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=21284752016&pIdAnexo=3773272 Bula do medicamento] Acesso em: 15/07/2016</ref>
 +
 
 +
Conforme consta no site do Conselho Federal de Farmácia – CFF, a diferença entre os fármacos pantoprazol sódico e pantoprazol magnésio di-hidratado é farmacocinética, onde o pantoprazol magnésico tem maior meia-vida de eliminação do que o pantoprazol sódico.<ref>[http://www.cff.org.br/pagina.php?id=548 Conselho Federal de Farmácia – CFF Quais as diferenças existentes entre os medicamentos que têm como princípio ativo pantoprazol sódico e pantoprazol magnésio di-hidratado?]</ref>
 +
 
 +
==Informações sobre o medicamento==
  
==Principais informações==
+
'''O medicamento [[pantoprazol]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
O [[pantoprazol]] age reduzindo a acidez estomacal. Está indicado para remissão dos sintomas das gastrites e da dispepsia não ulcerosa e para tratamento da doença do refluxo gastresofágico sem esofagite, das esofagites de refluxo leves e na manutenção prevenindo as recidivas, em pacientes com esofagite de refluxo já tratada. Também é usado para prevenção das lesões gastroduodenais induzidas por medicamento <ref>[http://www.bulas.med.br/bula/173072/pantoprazol+40+mg+comprimidos.htm] Bula do medicamento</ref>.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Em consulta ao PUBMED® Clinical Queries utilizando-se os termos “pantoprazole AND omeprazole AND therapeutics NOT drug interaction” foi encontrada metanálise que compara a potência relativa dos inibidores da bomba de prótons com relação aos seus efeitos no pH intragástrico. No artigo é descrito que a potência relativa do pantoprazol em relação ao omeprazol é 0,23 (potência do omeprazol igual a 1,0). Os autores do artigo também referem que FDA (Food and Drug Administration), OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Associação Canadense de Gastroenterologia consideram doses de 20mg de omeprazol e 40mg de pantoprazol equivalentes <ref>KIRCHHEINER, J.; et al. Relative potency of proton-pump inhibitors-comparison of effects on intragastric pH. Eur J Clin Pharmacol. 2009 Jan;65(1):19-31 </ref>.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado. da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Todos os inibidores da bomba de prótons apresentam eficácia semelhante para o tratamento da dispepsia gástrica <ref>HERRERA, M. C. et al. Inhibidores de la Bomba de Protones: ¿Cuál Debo Usar?. Boletín Farmacoterapéutico de Castilla-La Mancha. 2007</ref>. Representantes dessa classe são similares entre si quando utilizados em doses eqüipotentes, reduzindo em 95% a produção diária de ácido <ref>FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L. Farmacologia Clínica: fundamentos da terapêutica racional. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010</ref> <ref>BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2010</ref>. Omeprazol e pantoprazol, bem como esomeprazol, lanzoprazol e rabeprazol, apresentam taxas de cura semelhantes para úlcera, terapia de manutenção para úlceras e para o alívio dos sintomas gastrintestinais, quando utilizados nas doses recomendadas <ref>DIPIRO, J. T. et al. Pharmacotherapy: a pathophysiologic approach. 8.ed. New York: McGrawHill, 2011 </ref>.
+
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional, 2010]</ref>
  
Os medicamentos [[omeprazol]], [[esomeprazol]], [[pantoprazol]], [[lansoprazol]] e [[rabeprazol]] pertencem todos à mesma classe farmacológica (inibidor da bomba de prótons) e não há diferenças significativas entre a eficácia desses medicamentos no tratamento de refluxo. Porém, existem grandes diferenças em termos de custos <ref> [http://200.214.130.94/rebrats/publicacoes/Edi%C3%A7%C3%A3on%C2%BA3-RefluxoGastroesof%C3%A1gico-publicadoSITE%20ANVISA.pdf ANVISA. REFLUXO GASTROESOFÁGICO. ANO II EDIÇÃO Nº 3 MARÇO, 2010] </ref>.
+
*[[Omeprazol]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[ranitidina, cloridrato|Ranitidina]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
[[Pantoprazol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
Como alternativa terapêutica, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) devem disponibilizar o [[omeprazol]] (da mesma classe do [[pantoprazol]]), que é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
 
  
 +
É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>

Edição das 21h28min de 17 de outubro de 2016

Classe terapêutica

Antiácido e antiulceroso

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - A02BC02

Nomes comerciais

Adipept, Gázia, Pantasun, Panthor, Pantocal, Pantomix, Pantonax, Pantopaz, Pantozol, Peptovit, Prazy, Protton, Tecta, Ziprol

Indicações

O Pantoprazol é indicado para:

• Tratamento das lesões gastrintestinais leves.

• Alívio dos sintomas gastrintestinais decorrentes da secreção ácida gástrica.

• Gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas e dispepsias não-ulcerosas.

• Tratamento da doença por refluxo gastroesofágico sem esofagite, das esofagites leves e de manutenção de pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada para prevenção de recidivas em adultos e pacientes pediátricos acima de 5 anos.

• Profilaxia das lesões agudas da mucosa gastroduodenal induzidas por medicamentos como os anti-inflamatórios não hormonais.

• Tratamento de úlcera péptica duodenal e úlcera péptica gástrica.

• Tratamento de esofagite de refluxo moderada ou grave em adultos e pacientes pediátricos acima de 5 anos.

• Erradicação do Helicobacter pylori com a finalidade de evitar a recorrência de úlcera gástrica ou duodenal causada por este microorganismo. Neste caso, deve ser associado a dois antibióticos adequados.

• Tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison e de outras doenças que produzem ácido em excesso no estômago.[1]

Conforme consta no site do Conselho Federal de Farmácia – CFF, a diferença entre os fármacos pantoprazol sódico e pantoprazol magnésio di-hidratado é farmacocinética, onde o pantoprazol magnésico tem maior meia-vida de eliminação do que o pantoprazol sódico.[2]

Informações sobre o medicamento

O medicamento pantoprazol não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado. da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:[3]

  • Omeprazol – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  • Ranitidina – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.

Referências

  1. Bula do medicamento Acesso em: 15/07/2016
  2. Conselho Federal de Farmácia – CFF Quais as diferenças existentes entre os medicamentos que têm como princípio ativo pantoprazol sódico e pantoprazol magnésio di-hidratado?
  3. Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional, 2010