O teste é realizado manualmente aplicando 60 microlitros (μL) de urina na tira de teste Determine ™ TB LAM Ag e incubando em temperatura ambiente por 25 minutos (Figura 1). A tira é então inspecionada a olho nu.
'''Nome comercial: ''' Alere Determine TB LAM Ag (10 cartões x 10 testes: 100 testes)
'''Tipo: ''' Produto para saúde
'''Fabricante: ''' Abbott Diagnostics
'''Tempo até os resultados: ''' 25 minutos
'''Condições de armazenamento: ''' 2 a 30°C
'''Registro: ''' 10071770748
'''Tipo de amostra: ''' Urina (não processada) Conteúdo do Kit: 100 unidades de teste, cartão com escala de referência e folheto informativo.
'''Conteúdo do Kit:''' 100 unidades de teste, cartão com escala de referência e folheto informativo.
==Diagnóstico==
* '''Diagnóstico Clínico:'''
Devido ao risco aumentado de contaminação por TB, em toda visita da PVHIV aos serviços de saúde, deve ser questionada a presença de tosse e de febre, sudorese noturna ou emagrecimento, os quais associados ou não à tosse, também podem indicar tuberculose.
Os membros do plenário presentes na 94ª reunião ordinária da Conitec, no dia 03 de fevereiro de 2021, deliberaram, por unanimidade, recomendar a incorporação, no SUS, do teste de fluxo lateral para detecção de lipoarabinomanano em urina (LF-LAM) para rastreamento e diagnóstico de tuberculose (TB) ativa em pessoas com suspeita de TB vivendo com HIV/AIDS (PVHIV). Não foram adicionadas na CP referências que alterassem a análise da evidência apresentada no relatório preliminar. Foi assinado o Registro de Deliberação nº 586/2021.
Decisão: incorporar o teste de fluxo lateral para detecção de lipoarabinomanano em urina (LF-LAM) para rastreamento e diagnóstico de tuberculose ativa em pessoas suspeitas vivendo com HIV/AIDS, do Sistema Único de Saúde - SUS, conforme Portaria nº 02, publicada no Diário Oficial da União nº 34, seção 1, página 93, em 22 de fevereiro de 2021.
==Padronização no SUS==