Alterações

Distração Osteogênica Mandibular

991 bytes adicionados, 27 junho
sem sumário de edição
Embora algumas crianças com micrognatia sejam assintomáticas ou possam ser tratadas apenas com medidas conservadoras, grande parte dos pacientes tem significativo comprometimento respiratório e da deglutição, necessitando de intervenção cirúrgica. A terapia conservadora pode incluir desde a colocação do neonato na posição prona (atentar para o risco de morte por sufocamento) até o uso de cânulas nasofaríngeas.
 
== Sobre a Distração Osteogênica Mandibular (DOM): ==
 
A DOM é uma intervenção utilizada para aliviar a obstrução das vias aéreas em lactentes com sequência de Robin moderada e grave e pode ser utilizada em neonatos com peso inferior a 4kg e com obstrução grave das vias aéreas. O benefício da distração reside na tração anterior direta que o alongamento da mandíbula produz na base da língua, aumentando a perviedade das vias aéreas com a diminuição da glossoptose.
 
As indicações atuais para DOM incluem polissonografia que demonstre apneia do sono central inexistente ou limitada e IAH> 20 (NYU) /> 6 (HCPA) ou saturação de oxigênio (SaO2) abaixo de 90% a mais de 1% do tempo de sono (HCPA) ou retenção significativa de dióxido de carbono97 ou patologia secundária das vias aéreas inferiores, o que poderia impedir a restauração bem-sucedida das vias aéreas98. A presença de patologia neurológica ou cardíaca grave é contra-indicação relativa.
 
== Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Distração Osteogênica Mandibular''' ==
Editor, leitor
1 027
edições