Mudanças entre as edições de "Espironolactona + furosemida"

m (Substituição de texto - "==Referências== <references/> *'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "==Referências== <references/> '''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(29 revisões intermediárias por 7 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Diuréticos <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=C03 Grupo ATC] Acesso 15/05/2018</ref>
+
'''Categoria:''' medicamento
  
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - C03EB01 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=C03EB01 Código ATC] Acesso 15/05/2018</ref>
+
'''O medicamento em associação espironolactona + furosemida está com seu registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não é mais produzido e comercializado em território nacional''' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/70382?substancia=4260&substanciaDescricao=ESPIRONOLACTONA&situacaoRegistro=C Registro do medicamento Espironolactona + furosemida - Registro ANVISA]</ref>.
 
 
Associação de fármacos com ação diurética
 
<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/2500100724483/?substancia=4260 Classe Terapêutica - Registro ANVISA] Acesso 15/05/2018</ref>
 
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 14: Linha 11:
 
==Indicações==
 
==Indicações==
  
A associação de medicamentos [[espironolactona + furosemida]] é destinado ao tratamento de ascites em pacientes com doenças hepáticas (ex.: cirrose hepática); edema e congestão pulmonar decorrentes de insuficiência cardíaca; edema em pacientes com síndrome nefrótica, nos casos em que estão presentes concomitantemente distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico devido a níveis excessivamente elevados de aldosterona (hiperaldosteronismo) e que não responderam adequadamente a tratamento diurético. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=3894802018&pIdAnexo=10543243 Bula do medicamento do profissional] Acesso 15/05/2018</ref>
+
O medicamento em associação '''espironolactona + furosemida''' é indicado para o tratamento de <ref>[https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/lasilactona.pdf Bula do medicamento - ''Food and Drug Administration'' (FDA)]</ref>:
 +
*Ascite em pacientes com doenças hepáticas (ex.: cirrose hepática);
 +
*Edema e congestão pulmonar decorrentes de insuficiência cardíaca;
 +
*Edema em pacientes com síndrome nefrótica, nos casos onde estão presentes concomitantemente distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico devido a níveis excessivos elevados de aldosterona (hiperaldosteronismo) e que não responderam especificamente a tratamento diurético.
 +
 
 +
==Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS==
  
==Informações sobre o medicamento==
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) '''<ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref>:
  
'''O medicamento [[espironolactona + furosemida]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
+
*[[Espironolactona]]
  
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 54 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8901.htm#art9 Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
+
*[[Furosemida]]
  
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
+
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza os medicamentos da associação de forma individual via Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF). Os medicamentos [[espironolactona]] e [[furosemida]] fazem parte do Anexo I do elenco de medicamentos da RENAME. A disponibilização desse medicamento dependerá da demanda requerida ao município, conforme descrito em item 5.2 da [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13, de 27 de novembro de 2013].  '''Portanto, cada município é responsável pela elaboração da Relação Municipal de Medicamentos – REMUME selecionando os medicamentos do Anexo I e IV da RENAME de acordo com o perfil epidemiológico local/regional. Cabe salientar que além desta seleção, é OBRIGATÓRIO constar na REMUME, os medicamentos descritos no ''Anexo A'' desta CIB vigente.'''  
+
'''''     '''''
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references/>
 
<references/>
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''
+
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 20h30min de 25 de março de 2025

Índice

Registro na Anvisa

Categoria: medicamento

O medicamento em associação espironolactona + furosemida está com seu registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não é mais produzido e comercializado em território nacional [1].

Nomes comerciais

Lasilactona ®

Indicações

O medicamento em associação espironolactona + furosemida é indicado para o tratamento de [2]:

  • Ascite em pacientes com doenças hepáticas (ex.: cirrose hepática);
  • Edema e congestão pulmonar decorrentes de insuficiência cardíaca;
  • Edema em pacientes com síndrome nefrótica, nos casos onde estão presentes concomitantemente distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico devido a níveis excessivos elevados de aldosterona (hiperaldosteronismo) e que não responderam especificamente a tratamento diurético.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) [3]:

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

  1. Registro do medicamento Espironolactona + furosemida - Registro ANVISA
  2. Bula do medicamento - Food and Drug Administration (FDA)
  3. RENAME 2024

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.