Alterações

Teste de detecção de HLA-B27

3 511 bytes adicionados, 27 junho
RECOMENDAÇÃO DA CONITEC
A identificação da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e oportuno para o atendimento especializado são os requisitos necessários para um bom resultado terapêutico e prognóstico dos casos.
 
== Diagnóstico da espondiloartrite axial ==
 
De acordo com o PCDT vigente, “Inexistem critérios diagnósticos para EA, mas critérios de classificação facilitam a identificação das características mais importantes para o diagnóstico”.
 
Os critérios ASAS (Assessment of SpondyloArthritis International Society) permitem a inclusão de pacientes ainda sem dano estrutural, e os critérios de classificação modificados de Nova Iorque, a inclusão de pacientes já com alterações radiográficas, numa fase mais avançada da doença.
 
Na prática assistencial, ambos podem ser empregados, mas a tendência atual é usar preferencialmente os critérios ASAS.
 
O antígeno HLA-B27 está fortemente correlacionado com o aparecimento da doença, e um teste positivo para esse marcador é encontrado em 80% a 98% dos casos.
 
No Brasil, diversos estudos sugerem que os portadores do antígeno HLA-B27 representam em torno de 60-70% dos pacientes.
 
No Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Espondilite Ancilosante atual (Portaria nº 25, de 22/10/2018), os critérios diagnósticos ASAS contemplarem o teste HLA-B27, que, entretanto, não está disponível no SUS.
 
== Teste para detecção do HLA-B27 ==
 
Antígenos são elementos cuja presença desencadeia uma resposta do sistema imunológico, que reage produzindo anticorpos. As células do próprio organismo também possuem antígenos, no entanto, esses não costumam provocar respostas imunológicas. Entretanto, no caso das doenças autoimunes, o organismo reage contra suas próprias células e tecidos, produzindo anticorpos para combatê-los, o que gera inflamações e pode causar danos.
O HLA-B27 é um antígeno cuja presença costuma ser detectada na maioria dos casos de EpA. Estudos no Brasil indicam que o HLA-B27 é encontrado em cerca de 60 a 70% das pessoas com a doença, sendo importante, por isso, detectar a sua presença no organismo de pessoas com suspeita de EpA a fim de confirmar o diagnóstico e definir o tratamento adequado
 
Foram identificados três registros vigentes na ANVISA. De acordo com um desses fabricantes de Kits de teste HLA-B27, o HLA-B27 é “um antígeno leucocitário humano cuja presença está fortemente associada com o desenvolvimento das espondiloartrites: espondilite anquilosante, artrite psoriásica, artrite reativa e artrite associada à doença inflamatória intestinal.
 
== RECOMENDAÇÃO DA CONITEC ==
 
'''Os membros do Comitê de Produtos e Procedimentos presentes na 127ª Reunião Ordinária da Conitec deliberaram, por unanimidade, recomendar a incorporação do teste de detecção de HLAB27 para indivíduos com suspeita de espondiloartrite axial, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.''' O Comitê concluiu que o teste aumenta a acurácia quando associado a outras estratégias diagnósticas, com o potencial de ser custo-efetivo.
 
Foi assinado o Registro de Deliberação nº 888/2024.
 
A PORTARIA SECTICS/MS Nº 18, DE 18 DE ABRIL DE 2024 torna pública a decisão de incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, o teste de detecção de HLA-B27 para indivíduos com suspeita de espondiloartrite axial, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.
 
== Referências Bibliográficas ==
 
https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2024/20240422_relatrio_891_Hlab_b27_Espondiloartrite_Axial_.pdf
 
https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2024/sociedade/relatorio-para-a-sociedade-com-decisao-final-no-444
Editor
494
edições