==Classe terapêuticaRegistro na Anvisa ==
Bloqueador de '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' anti-hipertensivos simples <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/755821?substancia=25315&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Novanlo ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) == Bloqueadores dos canais de cálcio<ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=C08&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - C08CA17 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=C08CA17 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
Atelop ®, Cor-select ®, Lefor ®, Levamz ®, Novanlo®, Persur ® == Indicações == O medicamento '''levanlodipino''' é indicado no tratamento da hipertensão essencial <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=109740219 Bula do medicamento Novanlo ® - Bula do Profissional] </ref>. == Informações sobre o medicamento== O medicamento '''levanlodipino, besilato não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
==Principais informaçõesAlternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
[[LevanlodipinoOs seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo''), os quais compõem a mesma classe terapêutica, besilato|Levanlodipino]] é indicado '''estão disponíveis no tratamento de hipertensão arterial âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)''' <ref> [httphttps://wwwbvsms.netfarmasaude.comgov.br/geraBula.asp?NomeArquivoBula=P00817BSF00bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Bula do MedicamentoRENAME 2024] </ref>.:
Importante salientar que os medicamentos *[[levanlodipinoAnlodipino, besilato|levanlodipinoAnlodipino]] e [[anlodipino]] são da mesma classe terapêutica e possuem fórmulas moleculares iguais (o [[anlodipino]] é um composto racêmico que apresenta anlodipino R(+) e S(-) e o [[levanlodipino, besilato|levanlodipino]] é o isômero S(-)-anlodipino), ou seja, os dois medicamentos possuem a mesma indicação terapêutica. Essas "novas" moléculas são criadas e comercializadas de maneira a garantir o retorno do que foi investido na pesquisa pelo laboratório produtor, por meio da manutenção da patente do medicamento por pelo menos 20 anos e, com isso, a exclusividade de vendas durante esse período.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==*[[Nifedipino]]
O medicamento *[[levanlodipinoVerapamil, besilatocloridrato|levanlodipinoVerapamil]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
Alternativamente'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos [[anlodipinocitados acima, besilato|besilato de anlodipino]] 5mg e 10 mg e [[nifedipino]] 10mg são integrantes da deverá ser consultada a Relação Nacional Municipal de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013de cada município, pois conforme o Art. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios27, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização deste é '''obrigatória'''§1º, de acordo com a do [http://portalses.saudewww.scplanalto.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501ccivil_03/_ato2011-2014/2011/CIBdecreto/13 D7508.htm Decreto nº 7.508, de 27 28 de novembro junho de 20132011], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de acordo com a necessidade local/regionalsaúde pública o justifiquem.
==Referências==
<references/>
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''