==Classe terapêuticaNOMES COMERCIAIS ==COLONAC, DUPHALAC, INLACT, LACTULIV, LACTULONA, LACNAX, NORMOLAX, PENTALAC== REGISTRO NA ANVISA ==SIM== CLASSE TERAPÊUTICA ==Agente fisiológico que restabelece a regularidade intestinal<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=5138132013&pIdAnexo=1671458 Bula do medicamento]</ref>
Laxante== INDICAÇÃO ==[[Lactulose]] é indicada para o tratamento sintomático da constipação intestinal. Também para a prevenção e o tratamento de encefalopatia hepática, tanto no pré-coma quanto no coma hepático<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=5138132013&pIdAnexo=1671458 Bula do medicamento]</ref>.== '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' ==
==Nomes comerciaisRENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica) == O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Lactulona, Colonac, Lactuliv, Normolax, Farlac, Pentalac, InlactO acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.
==Principais informações==
[[Lactulose]] é indicada para o tratamento sintomático da constipação intestinal; também é indicada para a prevenção e tratamento de encefalopatia hepática, tanto no pré-coma quanto no coma hepático.'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014'''
A * [[lactuloseLactulose]] é um dissacarídeo comum, formado por uma molécula de galactose e uma de frutose. Uma vez ingerida, a lactulose não é absorvida pelo trato gastrintestinal e nem é hidrolisável pelas enzimas intestinais, devido à ausência da enzima específica - a lactulase. Desta forma, chega ao cólon praticamente inalterada, onde é fermentada pelas bactérias sacarolíticas, produzindo o ácido lático e pequenas quantidades de ácido acético e ácido fórmico. A acidificação do meio que ocorre na degradação da lactulose desencadeia mecanismos responsáveis pela sua ação na constipação e na encefalopatia hepática. A acidificação do conteúdo intestinal e o aumento na pressão osmótica causam um afluxo de líquidos para o interior do cólon, o que resulta em aumento e amolecimento do bolo fecal, acelerando dessa forma o trânsito intestinal <ref> [http://www.medicinanet.com.br/bula/2989/lactulona.htm Bula do Medicamento] <667mg/ref>. mL (xarope)
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
[[Lactulose]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da '''DISPONIBILIZADO PARA''' Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, o qual é responsável pela seleção mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e definição dos cartão do SUS (exceto para medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momentoinjetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
Como alternativa, o SUS fornece os medicamentos [[Glicerol]] enema 120 mg/mL e supositório 72 mg, e [[Óleo mineral]] 100 mL, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
==Referências==
<references/>