[[Betametasona, dipropionato + betametasona, fosfato dissódico]] é uma associação de ésteres de betametasona que produz efeito anti-inflamatório, antialérgico a antirreumático. A atividade terapêutica imediata é fornecida pelo éster solúvel, fosfato dissódico de betametasona, que é rapidamente absorvido após a administração. A atividade prolongada é promovida pelo dipropionato de betametasona que, por ser de absorção lenta, controla os sintomas durante longo período<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=3309082015&pIdAnexo=2573479 Bula do medicamento]</ref>.
Esse medicamento está indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas que respondam aos corticóides, tais como: alterações osteomusculares e de tecidos moles, condições alérgicas, condições dermatológicas, doenças do colágeno, tumores malignos, síndrome adrenogenital, colite ulcerativa, ileíte regional, doença celíaca, afecções dos pés (bursite, hallux rigidus, 5º dedo varo), afecções necessitando de injeções subconjuntivais, transtornos hematológicos que respondem aos corticosteroides, síndrome nefrítica e síndrome nefrótica. A insuficiência adrenocortical primária ou secundária também poderá ser tratada, mas deverá haver suplementação com mineralocorticoides. A terapia hormonal com corticosteroide é coadjuvante e não substitui a terapêutica convencional<ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=3309082015&pIdAnexo=2573479 Bula do medicamento]</ref>.
Estruturalmente, a betametasona pode ser comercializada na forma livre e também como acetato, benzoato, dipropionato, fosfato sódico e valerato<ref>[http://objdig.ufrj.br/59/teses/787580.pdf SIMON, A. Desenvolvimento de métodos de dissolução aplicado a suspensão injetável intramuscular de dipropionato de betametasona associado a fosfato dissódico de betametasona]</ref>.