2 605 bytes adicionados,
15h21min de 19 de junho de 2015 ==Classe terapêutica==
Antibacteriano de amplo espectro
==Nomes comerciais==
Monuril
==Principais informações==
[[Fosfomicina trometamol]] é um antibiótico particularmente eficaz nas infecções das vias urinárias<ref> [http://www.bulas.med.br/bula/3109/monuril.htm Bula do medicamento]</ref>.
[[Fosfomicina trometamol]] apresenta atividade bactericida, de amplo espectro, contra germes Gram-positivos e Gram-negativos, abrangendo cepas produtoras de penicinilase e os germes mais freqüentemente isolados nas infecções das vias urinárias (E.coli, Proteus, KIebsieIIa, Enterobacter, Pseudomonas, Staphylococcus etc), ainda que resistentes a outros antibacterianos<ref>[http://www.bulas.med.br/bula/3109/monuril.htm Bula do medicamento]</ref>.
Está indicado para o tratamento de cistites bacterianas agudas, episódios agudos de cistites bacterianas recidivantes, síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite bacteriana inespecífica, bacteriúria assintomática significativa da gravidez, infecções urinárias pós-operatórias e profilaxia das infecções nas intervenções cirúrgicas e nas investigações instrumentais do trato urinário<ref>[http://www.bulas.med.br/bula/3109/monuril.htm Bula do medicamento]</ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
[[Fosfomicina trometamol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
Alternativamente, o medicamento antibiótico '''ciprofloxacino''' 250mg e 500mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Ressalta-se que a disponibilização deste medicamento é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
==Referências==
<references>