Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Tianeptina sódica

2 090 bytes adicionados, 15h07min de 18 de junho de 2015
Criou página com '==Classe terapêutica== Antidepressivo ==Nomes comerciais== Stablon ==Principais informações== Tianeptina sódica é um medicamento antidepressivo indicado em estad...'
==Classe terapêutica==

Antidepressivo

==Nomes comerciais==

Stablon

==Principais informações==

[[Tianeptina sódica]] é um medicamento antidepressivo indicado em estados depressivos neuróticos e reacionais, estados ansio-depressivos com queixas somáticas e em particular digestivas e estados ansio-depressivos observados no etilista no período de abstinência<ref> [http://www.servier.com.br/sites/default/files/spc-pil/stablon_bula_profissional.pdf Bula do medicamento]</ref>.

A [[tianeptina sódica]] é um antidepressivo derivado dos tricícliclos. Seu mecanismo de ação é essencialmente serotoninérgico, pois induz a recaptação da serotonina pelos neurônios da córtex, do hipocampo e do sistema límbico<ref> [http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=210] </ref>.


==Informações sobre o medicamento/alternativas==

[[Tianeptina sódica]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos: [[carbonato de lítio]] (estabilizador de humor), [[valproato de sódio]] ou [[ácido valpróico]] e [[carbamazepina]] (anticonvulsivantes), [[amitriptilina]], [[Clomipramina, cloridrato|clomipramina]], [[nortriptilina]] e [[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]] (antidepressivos); [[haloperidol]], [[biperideno]] e [[Clorpromazina, cloridrato|clorpromazina]] (antipsicótico), [[clonazepam]] e [[diazepam]] (ansiolíticos), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.


==Referências==
<references>
Leitor
3 420
edições

Menu de navegação