Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Diacereína

45 bytes adicionados, 12h02min de 10 de fevereiro de 2015
Principais informações
Em setembro de 2014, a European Medicines Agency publicou um documento listando as restrições de utilização de medicamentos contendo diacereína, devido aos efeitos gastrintestinais e hepáticos. Devido aos riscos associados à diarréia grave, a diacereína deixou de ser recomendada a pacientes com idade igual ou superior a 65 anos. Além disso, a recomendação é de que os medicamentos contendo diacereína deixem de ser utilizados em pacientes com doença hepática ou com história prévia de doença hepática<ref> [http://www.ema.europa.eu/ema/index.jsp?curl=pages/medicines/human/referrals/Diacerein-containing_medicines_for_oral_administration/human_referral_prac_000010.jsp&mid=WC0b01ac05805c516f Diacerein-containing medicines for oral administration]</ref>.
Uma revisão sistemática realizada por Bartels et al., 2010, para estimar a eficácia e a segurança do uso de diacereína para redução de dor em osteoartrite, incluiu seis ensaios (sete sub-estudos; 1.533 pacientes), revelando um elevado grau de inconsistência entre os ensaios em relação à redução da dor e apresentou um questionamento em relação ao tamanho do efeito clínico. O risco de viés de publicação não pode ser excluído, e os ensaios com duração de mais de 6 meses não favoreceu diacereína. Houve um aumento do risco de diarréia, e algumas retiradas de terapia foram seguidas de eventos adversos. Concluiu-se que a Diacereína pode ser uma terapia alternativa para osteoartrose para os pacientes que não podem tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) por causa de efeitos adversos ou falta de benefício. No entanto, ela é associada com maior risco de diarréia, e os benefícios sintomáticos após 6 meses permanece permanecem desconhecidos<ref>[http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19857509 BARTELS, E. M. et al. Symptomatic efficacy and safety of diacerein in the treatment of osteoarthritis: a meta-analysis of randomized placebo-controlled trials. Osteoarthritis Cartilage. 2010 Mar;18(3):289-96. Epub 2009 Oct 14]</ref>.
Em revisão sistemática utilizando meta-análise sobre ensaios clínicos randomizados realizada por Rintelen et al., 2006, 19 estudos foram incluídos. Diacereína e antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) foram igualmente eficazes em relação à melhora da dor e função durante o período de tratamento ativo, em pacientes com osteoartrite do quadril e / ou joelho. Avaliações de tolerabilidade revelaram a superioridade do placebo em relação à diacereína, sem diferenças entre diacereína e AINEs<ref> [http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17000948 RINTELEN, B.; NEUMANN, K.; LEEB, B. F. A meta-analysis of controlled clinical studies with diacerein in the treatment of osteoarthritis. Arch Intern Med. 2006 Sep 25;166(17):1899-906]</ref>.
Leitor
3 420
edições

Menu de navegação