Alterações

Ir para: navegação, pesquisa
Padronização do SUS
Conforme o Ministério da Saúde Brasileiro:
O "Teste do Pezinho: A coleta do teste do pezinho acontece em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em maternidades cadastradas por todo o país, e deve ser realizada preferencialmente após entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido. É fundamental ter atenção a esse prazo, pois quanto mais cedo forem identificadas as doenças, melhores são as chances de tratamento. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda garante o atendimento com médicos especialistas (Atenção Especializada) a todos os pacientes triados.
São sete as doenças inseridas no escopo do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN): São sete as doenças inseridas no escopo do PNTN (Programa Nacional de Triagem Neonatal): fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e '''toxoplasmose congênita. ''' Com a nova Lei nº 14.154/2021 que aperfeiçoa o Programa Nacional de Triagem Neonatal por meio do estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho, essa ampliação ocorrerá de forma escalonada e caberá ao Ministério da Saúde estabelecer os prazos para implementação de cada etapa do processo.
O Teste do Pezinho está disponível em todo o Brasil, com 26.582 pontos de coleta, distribuídos pela Atenção Primária, Hospitais, Maternidades e Comunidades Indígenas.
Importante: Para realizar o teste do pezinho, o responsável deve levar o recém-nascido a uma UBS até o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda garante o atendimento com médicos especialistas (Atenção Especializada) a todos os pacientes triados." [https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/cuidado-neonatal#:~:text=S%C3%A3o%20sete%20as%20doen%C3%A7as%20inseridas,a%20todos%20os%20pacientes%20triados.]
== Referências ==
<references/>
Editor, leitor
868
edições

Menu de navegação