Alterações

Ir para: navegação, pesquisa
Informações Sobre o Insumo
A gastrostomia é uma abertura entre a parede abdominal e o estômago que fornece o acesso à alimentação enteral de longo prazo.
A terapia nutricional enteral ou gástrica, aqui denominada como TNE, é uma possibilidade terapêutica indicada para os pacientes que possuem sistema digestório anatomicamente normal e funcional, mas que não conseguem ingerir alimentos por via oral. Para este grupo de pacientes, a TNE é a primeira opção para manutenção ou recuperação do estado nutricional, além de contribuir para reduzir o estresse fisiológico e promover a manutenção da imunidade. O uso da nutrição enteral pode ocorrer em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar e o alimento, industrializado ou não, pode ser ofertado de forma exclusiva ou parcialmente na substituição ou complementação da alimentação oral. A TNE pode potencialmente reduzir o tempo de internação hospitalar, mortalidade e, consequentemente, os custos assistenciais.
 
A escolha do tipo de sonda dependerá do tempo de permanência da TNE e do risco de aspiração. Existem diferentes tipos de sondas de gastrostomia, com variados tamanhos e produzidas com distintos materiais.
As sondas de baixo perfil, ao nível da pele ou '''botton''' apresentam uma estrutura menor, com válvula unidirecional na base do dispositivo que é mais adaptável à superfície cutânea. Neste modelo, o tubo de alimentação é conectado apenas no momento da administração da nutrição enteral.
Existem diferentes modelos de sonda botton, como a Bard, MIC-Key e MINI-ONE, disponíveis em diferentes diâmetros e comprimentos, sendo necessário antes da colocação do dispositivo uma avaliação da espessura da parede e lúmen do estoma no trato da gastrostomia. Devido a sua forma, as sondas botton são de manutenção mais fácil, menos propensas a deslocamentos acidentais, têm uma melhor aparência estética e facilitam o cuidado local quando
comparadas às sondas longas. Devido a estas características, a sonda botton costuma ser a preferida entre pacientes e cuidadores.
 
Não existe recomendação definida acerca da periodicidade de troca das sondas botton. Essas podem ser necessárias em decorrência de algumas das complicações citadas anteriormente ou por quebra ou deterioração do dispositivo.<ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2021/20211110_relatorio_671_sonda_botton_criancas.pdf Relatório de Recomendação da Conitec: Sonda botton para gastrostomia em crianças e adolescentes]</ref>
Editor, leitor
1 027
edições

Menu de navegação