O Transplante de intestino delgado (TID) e o Transplante multivisceral (TMV) são procedimentos complexos que envolvem diversas etapas: avaliação dos candidatos; seleções de doadores, procedimento cirúrgico do doador; cirurgia do receptor; cuidados pós-transplante; imunossupressão; reabilitação nutricional e acompanhamento ambulatorial.
'''IndicaçãoINDICAÇÃO:'''
As indicações de TID e TMV são as estabelecidas pela comunidade médica mundial.
'''Intestino delgado isoladoTRANSPLANTE DE INTESTINO DELGADO ISOLADO: será indicado para pacientes com falência intestinal irreversível, com complicações associadas à NPT, na ausência de doença hepática grave (cirrose ou fibrose avançada)'''.
São '''critérios para inclusão''' (complicações da NPT):
- Déficit de crescimento e desenvolvimento em crianças.
'''Transplante multivisceralTRANSPLANTE MULTIVISCERAL:''' compreende o transplante em bloco do estômago, complexo pancreato-duodenal, intestino delgado e fígado.
'''Será indicado nas seguintes situações''':
- Trombose difusa do sistema mesentérico-portal associada ou não à falência hepática, mesmo na ausência de falência intestinal;
- Outras indicações não clássicas.]
'''Transplante Multivisceral ModificadoTRANSPLANTE MULTIVISCERAL MODIFICADO:''' compreende o transplante em bloco do estômago, complexo pancreatoduodenal e intestino delgado. O fígado do receptor é preservado. Indicado em situações em que existe falência de múltiplos órgãos abdominais, exceto o fígado. Incluem-se aqui doenças motoras do aparelho digestivo (pseudo-obstrução intestinal, aganglionose extensa) e tumores do mesentério.
Compreende o transplante em bloco do estômago, complexo pancreatoduodenal e intestino delgado. O fígado do receptor é preservado. Indicado em situações em que existe falência de múltiplos órgãos abdominais, exceto o fígado. Incluem-se aqui doenças motoras do aparelho digestivo (pseudo-obstrução intestinal, aganglionose extensa) e tumores do mesentério. '''Seleções de doadoresSELEÇÃO DE DOADORES:'''
As ofertas de enxertos são de responsabilidade da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde. São utilizados doadores com morte encefálica e consentimento familiar para doação de acordo com a Resolução nº 2.173/2017 do Conselho Federal de Medicina.
== O Relatório de Recomendação da CONITEC ==