Alterações

Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerda (DAVE)

448 bytes adicionados, 21h27min de 24 de junho de 2025
sem sumário de edição
'''Dispositivo de assistência ventricular esquerda'''
 
'''Os Dispositivos de Assistência ao Ventrículo Esquerdo (DAVE)''' de primeira geração foram aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para uso clínico em 1994. Inicialmente, estes dispositivos de fluxo pulsátil foram indicados como suporte circulatório em pacientes aguardando transplante cardíaco (ponte para transplante). Já os dispositivos de fluxo contínuo, de segunda e terceira geração, foram aprimorados em relação a sua estrutura e função, apresentando maior durabilidade. Isso permitiu ampliar as indicações dos DAVE como uma terapia final para pacientes considerados inelegíveis ao transplante cardíaco (terapia de destino).
O DAVE-C HM3 inclui todos os recursos, controles, acessórios, interfaces, fontes de energia, equipamentos de suporte, rotulagem e ferramentas necessárias para obter o benefício pretendido. A energia da linha pode ser alimentada em duas configurações: pelo módulo de energia ou pela fonte de alimentação móvel para operar o dispositivo indefinidamente (isso é conveniente para períodos em repouso ou durante o sono); ou por meio de baterias portáteis, que podem ser utilizadas em momentos de atividade, com limitação de tempo.
É indicado pela '''ANVISA ''' para fornecer suporte hemodinâmico em longo prazo em pacientes com insuficiência avançada e refratária do ventrículo esquerdo do coração. Ele é previsto como um suporte temporário, como uma ponte para o transplante cardíaco ou como uma terapia de destino permanente. O HeartMate 3 é destinado a ser utilizado dentro ou fora do ambiente hospitalar. 
'''Contraindicações:'''
Segundo o manual do DAVE-C HM3, os seguintes eventos adversos podem estar associados ao uso do HM3:
 
 Morte;
 
 Sangramento (perioperatório ou posterior);
 
 Infecção local;
 
 Arritmia cardíaca;
 
 Insuficiência respiratória;
 
 Sepse;
 
 Infecção pelo condutor de impulsão ou pela bolsa da Bomba;
 
 Insuficiência cardíaca direita;
 
 Insuficiência renal;
 
 Episódio psiquiátrico (*manual não explica o que seria este evento adverso);
 
 Acidente vascular cerebral (AVC);
 
 Evento tromboembólico periférico;
 
 Disfunção hepática;
 
 Disfunção neurológica;
 
 Hemólise.
A PORTARIA SECTICS/MS Nº 60, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2024 torna pública a decisão de incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, o Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerda (DAVE), de fluxo contínuo e centrífugo, para pacientes com insuficiência cardíaca avançada do ventrículo esquerdo, inelegíveis ao transplante de coração (terapia de destino).
 
 
== Referências Bibliográficas ==
 
[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2024/relatorio-de-recomendacao-no_933_dave_insuficiencia-cardiaca-avancada-do-ventriculo-esquerdo.pdf Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerda (DAVE), de fluxo contínuo e centrífugo, para pacientes com insuficiência cardíaca avançada do ventrículo esquerdo, inelegíveis ao transplante de coração (terapia de destino)]
Editor
494
edições