Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Dependência química

10 bytes removidos, 30 maio
INTRODUÇÃO
O conceito de droga de abuso está relacionado àquelas substâncias que podem desencadear no indivíduo a autoadministração repetida, resultando em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo, que são as principais manifestações da síndrome de dependência química.
As drogas de abuso podem ocasionar uma diversidade de situações clinicamente importantes e que podem necessitar de intervenção médica. Além dos problemas psicossociais decorrentes do uso, abuso e dependência química, a exposição às drogas determinam graus variáveis de intoxicação. Na realidade, o usuário, quando utiliza uma droga, busca o efeito tóxica da substância. Algumas drogas, quando usadas em dose elevada, podem ocasionar uma '''intoxicação aguda grave (overdose)'''. O uso continuado de uma droga, geralmente associado à dependência química, ocasiona um '''estado crônico de intoxicação''' , que está associado a uma ampla manifestação clinica devido comprometimento de órgãos e sistemas.
Portanto, antes de se tornar um dependente, o indivíduo passa por uma linha contínua de padrões de uso que vão agravando-se até o estado de dependência. De modo geral, diferencia-se o usuário com consumo de baixo risco daquele com uso nocivo quando passa a apresentar problemas relacionados ao uso.
Editor
494
edições

Menu de navegação