A atenção à saúde mental no SUS compreende um entendimento dos serviços em uma "rede", a "Rede de atenção psicossocial (RAPS)", que é composta por uma série de serviços, desde a atenção primária (unidades básicas de saúde), atenção especializada (ambulatórios especializados, Centros de Atenção Psicossocial - CAPS), atenção hospitalar, estratégias de desinstitucionalização (Serviços residenciais tearapêuticos - RAPS), etc.
A identificação da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado dão à Atenção Básica um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos.
'''A estruturação dos CAPS justamente foi pensada para prover atenção às doenças mentais maiores, tais como a esquizofrenia, transtorno bipolar''' e outros transtornos psicóticos. Portanto, podemos dizer que, na maior parte dos casos o CAPS será o serviço de referência ao paciente com esquizofrenia, onde deverá obter as '''consultas médicas, assistência farmacêutica, terapias psicológicas e ocupacionais.